Voluntário
Notícias
Solsef
Olhares Pequeninos sobre Áfricas no IPDJ



"Olhares PEQUENINOS sobre África’s” é um momento de histórias para crianças (dos 3 aos 10 anos) onde, com base na exposição "Olhares sobre África’s” (patente no IPDJ até ao final de Janeiro) se pretende dar voz a alguns contos africanos e, através deles, viajar, dar a conhecer um outro local, outras pessoas, outras tradições e costumes, outros olhares… No fundo, proporcionar olhares sobre África. E que África? E que olhares?


Quando olhamos o outro, vemo-lo através de nós. Só podemos olhar com os nossos olhos. Que olhos são os nossos? Como vêem, como pensam, como sentem?


Quando somos mais novos vemos de forma diferente. Vamos perdendo, ao crescer, a curiosidade, a vontade de saber mais, de ver mais, de ver melhor. As histórias tradicionais africanas têm muito este olhar: explicam normalmente por que algo acontece ou é assim, ou é como é, ou já foi diferente… Por que é que a girafa tem o pescoço comprido? E por que não tem voz? E por que nasce o sol de manhã? E por que se chama noite?

 

O olhar dos mais pequenos é sempre diferente. Pela sua altura, vêem mais "por baixo, o baixo das coisas, as bases, o chão. Vêm o simples e o essencial das coisas, por isso vêem os pés, a terra, as raízes, vêem as formigas, as flores e as sombras e, quando não vêem perguntam, querem saber… e ver! Mas será que "ver” é o mesmo que "olhar”? Vamos então olhar juntos? Vamos partir nesta viagem?

 

O que levamos na mala quando viajamos? E o que trazemos? O que fica em nós de tudo o que vivemos, sentimos, pensámos, olhámos? Vamos então olhar juntos? Vamos partir nesta viagem?


Sessões: 8, 15 e 22 de Janeiro às 10h

Local: Centro de Juventude de Lisboa

Duração: 1 hora, com conta-contos e atividades plásticas

GRATUITO | NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PRÉVIA ATÉ 42H ANTES DA ATIVIDADE


Os "Olhares pequeninos sobre África's" contam com o apoio do IPDJ a quem muito agradecemos. Enviamos também um agradecimento especial ao Instituto Camões por cofinanciar o projeto: "Capacitando Futuro", projeto para onde revertem o valor angariado com esta atividade.

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2018 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt