S�cio
O que fazemos
Solsef
Educação para o Desenvolvimento


A Educação para o Desenvolvimento é um processo dinâmico e participativo que procura sensibilizar e consciencializar a sociedade civil para os problemas do desenvolvimento no mundo global. Baseada nos valores da justiça, equidade e solidariedade, a ED visa uma mudança de mentalidades e comportamentos através de uma ação local.



1.Acabar com os prejuízos culturais e impulsionar atitudes solidáriasatravés do método de ensino – aprendizagem.


2. Criar uma atitude crítica para o logro do direito ao desenvolvimento humano sustentável das populações tendo em conta a nossa localização numa aldeia global interligada e, portanto, o necessário sentido de pertença a uma cidadania global com princípios universais.

 



1.Formar as pessoas para combater estereótipos e prejuízos relacionados com outros povos e culturas.

2. Capacitar as pessoas para a compreensão crítica e a participação no desenvolvimento local e internacional.

3. Capacitar os cooperantes e os agentes de cooperação públicos e privados.

4. Contribuir para a análise crítica da cooperação para a sua atualização permanente.

5. Impulsar à democracia participativa e à cultura solidária.

6. Lograr apoio social para dar credibilidade às políticas e à ação de cooperação.




O método de ensino-aprendizagem é a principal ferramenta de implementação em ED e baseia-se no seguinte ciclo no comportamento humano:


 




Os processos educativos desencadeados e levados a cabo no âmbito de ações de ED podem enquadrar-se em diferentes formas de intervenção que, embora muitas vezes complementares, se caracterizam por variações em relação à duração das ações, aos públicos específicos ou às metodologias aplicadas. Algumas dessas formas de intervenção são as seguintes:



 

Tem o objetivo geral de alertar para problemáticas e situações, causas e alternativas justas, equitativas e solidárias, despertandoquestionamentos, reflexões e vontade de conhecer, aprender mais e agirem coerência.



 

Constitui o "coração” da ED porque promove a aprendizagem da leitura crítica das desigualdades locais e globais, num contexto de interdependência e de identificação das suas causas, e a mobilização para o compromisso com a transformação destas realidades.



 

Dirige-se a quem tem poderes de decisão (político, económico, religioso, entre outros), tanto ao nível local como nacional e supranacional, e trata de fornecer argumentos a pessoas ou instituições com poder para tomar decisões significativas, de modo a que respeitem compromissos publicamente assumidos e possam mudar as políticas vigentes ou infletir medidas em preparação.



 

Educação regulada de forma legislativa: Ensino Pré-escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário não Superior e Ensino Superior.




 

Educação não regulada de uma forma legislativa mas sim estruturada por objetivos e conteúdos: Associações, Fundações, ONGD, Empresas e Sindicatos.



 

Educação não regulada de uma forma legislativa e não estruturada por objetivos e conteúdos: Atividades da Sociedade Civil (manifestações, greves, entre outros).


 





Ações de ED desenvolvidas ao longo de um prazo determinado que compromete alguns meses.


Educação sem Fronteiras


Escolinhas Solidárias




Ações de ED com caráter pontual, em diferentes contextos.


Consulte aqui todos os projetos de Educação para o Desenvolvimento desenvolvidos:

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2017 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt