S�cio
O que fazemos
Solsef
Voluntariado Internacional


Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas (Lei nº 71/98 – Lei de Bases do Voluntariado). Com base nesta definição, facilmente se percebe o motivo pelo qual a Sol Sem Fronteiras procura privilegiar o intercâmbio entre jovens e a vivência de uma experiência de cooperação em países em desenvolvimento, em particular nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP. Voluntário é aquele que, de livre vontade, se entrega ao outro e partilha com ele a sua vida. O voluntário escuta, fala, vive, partilha e sonha. Este tem a vontade e a ousadia de querer tornar o mundo num lugar bom onde todos sejamos felizes.


 


 

Os voluntários que integram os projetos da Solsef passam obrigatoriamente por uma formação e preparação adequada ao projeto que irão realizar, pois um bom conhecimento do projeto implementado, como dos seus objetivos e da comunidade onde este se integra, é crucial para o sucesso da experiência de voluntariado. Na tentativa de conseguir que todos tenham oportunidade de fazer parte destes projetos, a Solsef oferece diversas hipóteses de colaborar voluntariamente connosco a nível internacional. Perfil do voluntário:

 

RESPEITADOR – dos códigos deontológicos, crenças/ideologias e politicas inerentes às entidades promotoras.

DISPONÍVEL - Para as tarefas que se propõe, bem como no tempo dado à formação e participação.

COMPROMETIDO – Assumir um compromisso de regularidade na prestação da colaboração de voluntariado antes do projeto.

CAPACITADO|FORMADO|POLIVALENTE - Ser capaz de desempenhar as funções atribuídas, rentabilizando ao máximo os recursos.

COOPERATIVO - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa, apresentando um sentido de responsabilidade no cumprimento dos objetivos do projeto.

SENTIDO DE PERTENÇA – É uma oportunidade de se juntar solidariamente com causas que TODOS podem abraçar. Ser sócio da ONGD Sol sem Fronteiras não é uma escolha! É uma paixão.

 
 
 
 

Existem vários motivos para uma pessoa decidir fazer voluntariado. Algumas das motivações que nos foram apresentadas durante a existência da Solsef, prendem-se com a vontade de contribuir para um mundo melhor ou mesmo para ajudar a que todos tenham acesso àquilo que grande parte da sociedade toma como adquirido.

 

 

Ponte, Missão Cooperar, Aprender Vivendo e Voluntariado para o Desenvolvimento de Capacidades.


É um projeto de Voluntariado Internacional de Curta Duração, tradicionalmente conhecido por projeto "Ponte”, que descreve uma atividade realizada pelo movimento juvenil católico Jovens Sem Fronteiras (JSF) em parceria com a Sol Sem Fronteiras (Solsef) e a Congregação dos Missionários do Espírito Santo (CSSp).

 

A primeira "Ponte” realizou-se na Guiné-Bissau, em 1988, seguida de Cabo Verde em 1992. A partir desta data, foram vários os países marcados pela presença dos jovens que representam esta parceria, nomeadamente, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

  

Realizada anualmente em Agosto é uma experiência de voluntariado para jovens com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, principalmente nas áreas da educação, saúde, formação de líderes de comunidade, promoção da Mulher e da Criança, promoção dos Direitos Humanos e Pastoral. Estas áreas pretendem, assim, garantir o desenvolvimento da população local criando um futuro mais capaz e promissor.




 

É um projeto deVoluntariado Internacional de Curta Duração, para maiores de 30 anos, desenvolvido pela Sol sem Fronteiras (Solsef)com a Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) e o Movimento Missionário de Professores (MOMIP), nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP, respondendo às necessidades identificadas pelos parceiros locais, fazendo uso das suas competências técnicas e da experiência profissional dos voluntários.

  




É um projeto de Voluntariado Internacional de Curta Duração, desenvolvido com diversas comunidades escolares portuguesas com a motivação de ensinar e aprender além-fronteiras, que tem como objetivo vivenciar uma experiência profissional, principalmente na área da educação, para facultar o desenvolvimento multicultural e o efeito multiplicador do corpo docente para o corpo discente e vice-versa.







É um projeto de Voluntariado Internacional de Curta Duração, realizado pela Sol sem Fronteiras junto dos seus parceiros locais, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP. Este tipo de projeto de voluntariado tem em vista a integração dos voluntários nos nossos projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de capacidades nas comunidades com que trabalhamos.




 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2017 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt