13 de Abril, 2022

Partida da Clara Amorim para Nampula

A Clara Amorim partiu hoje para um ano de Voluntariado Missionário Espiritano (VME) que decorrerá na cidade de Nampula, em Moçambique. A Missão Católica dos Missionários do Espirito Santo nesta cidade será a sua casa durante o próximo ano e a sua função será dar apoio nas atividades sociais e pastorais desenvolvidas por esta comunidade.

Cerca de dois anos de preparação para o voluntariado

A partida da Clara aconteceu após uma intensa preparação, que se alongou um ano mais do que o esperado por causa da pandemia. No entanto, o tempo extra foi aproveitado pela Clara para continuar a reforçar as suas competências. Por um lado, continuou com a preparação específica para o voluntariado. Além disso, por interesse pessoal, a voluntária também realizou uma pós-graduação na área da gerontologia que, com certeza, será uma mais valia para o seu trabalho com a comunidade local.

Apoio a uma comunidade extensa

A comunidade de Nampula que a Clara irá apoiar com o seu trabalho voluntário tem uma extensão geográfica de 81 Km2. A população estimada é de mais de 10.000 pessoas.

Alguns projetos sociais que estão em andamento são o centro de nutrição e o apetrechamento e a promoção do uso da biblioteca. Também desenvolvem cursos de corte e costura, de alfabetização de adultos e crianças e de informática. Todas estas atividades têm o objetivo de reforçar as competências da população para facilitar o acesso das pessoas a melhores empregos. Este trabalho é essencial para aumentar a renda das famílias nestas comunidades, que são muito vulneráveis.

Além destas atividades, a Comunidade de Nampula é responsável pela gestão da Escola Comunitária São João de Deus, onde a Solsef desenvolveu recentemente o projeto Inovação Educativa. A presença da Clara ajudar-nos-á a manter a ligação com a comunidade e com os alunos beneficiários deste projeto, que decorreu em parceria com os Missionários do Espírito Santo. O projeto contou com o cofinanciamento da Misereor e com o apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e da Campanha de Natal da Solsef de 2019 dinamizada, em grande parte, pelos Jovens sem Fronteiras.

Programa de Voluntariado Missionário Espiritano

O ano de voluntariado em Moçambique da Clara faz parte do VME, um programa de Voluntariado Internacional de Longa Duração. Este programa é coordenado pela Equipa de Voluntariado Missionário Espiritano em parceria com a Solsef. Pretende apoiar jovens e adultos que queiram partir durante um ano, ou mais, para, principalmente, os PALOP. Este voluntariado conta com uma preparação de cerca de um ano e tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento pessoal e espiritual do voluntário e da comunidade que o recebe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *