9 de Fevereiro, 2023

A Comunidade internacional ajuda à Turquia e Síria

A Comunidade internacional está a mobilizar-se na ajuda à Turquia e Síria.

As autoridades turcas indicaram que 45 países já ofereceram ajuda. Segundo informa a RTP, cerca de 60.200 membros das equipas de busca e salvamento, incluindo especialistas de mais de 70 países e de organizações não-governamentais, estão a trabalhar em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros. Este tipo de apoio, levado a cabo em contextos de absoluta urgência, chama-se Ação Humanitária e de Emergência.

No entanto, após o sismo, também haverá muitos desafios para resolver no futuro. Neste caso, por exemplo, haverá que reconstruir muitas infraestruturas, tais como estradas, casas ou hospitais. Também haverá que reforçar o sistema educativo, o sistema de saúde, etc. Para isso, poderá ser precisa mais ajuda internacional ajuda à Turquia e Síria, mas, neste caso, deverá ser uma intervenção que ajude a melhorar de forma duradoura as condições de vida das populações.

Este conjunto de ações de longo prazo recebe o nome de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Tanto a Ação Humanitária e de Emergência como a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento são uma epressão fundamental do valor universal da solidariedade entre os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *