26 de Outubro, 2022

Apresentação do projeto Qualificação Pedagógica

O Pe. Dingana Siga é administrador do Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta, em Empada (Guiné-Bissau) e, por este motivo, conhece bem as suas necessidades e a pertinência do projeto Qualificação Pedagógica, que a Solsef está prestes a iniciar neste centro escolar, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá. Graças ao projeto, e com a ajuda de todos, iremos beneficiar mais de 1200 alunos através do reforço da qualidade pedagógica deste centro escolar.

Intervenção em diferentes áreas

Através do projeto, iremos desenvolver várias atividades no Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta, a começar pela construção, reabilitação e equipamento de algumas infraestruturas que estão a precisar.

Paralelamente, apostaremos na capacitação do corpo docente e da direção, pois somos cientes de que pelas mãos destes profissionais passa o futuro de muitos jovens. Para tal, criaremos um currículo e um programa de formação contínua e ainda realizaremos uma formação de Aptidões Pedagógicas no Ensino Secundário.

Além disso, ajudaremos a desenvolver um campus virtual que está, em parte, ligado à atividade da capacitação dos colaboradores da escola. Nesse sentido, esta ferramenta pretende ser um “ponto de encontro” que facilitará a comunicação entre todos os intervenientes na implementação das formações. Mais concretamente entre os parceiros, colaboradores, formadores e formandos.

A ideia da criação do campus virtual é fruto da experiência, em projetos anteriores, da equipa da Solsef na gestão deste tipo de formações à distância. Assim, o campus virtual facilitará o trabalho em rede, a partilha de conteúdos e a gestão das formações para o corpo docente do Liceu que, neste caso, se fará desde países tão distantes como o Portugal e a Guiné-Bissau. Por outra parte, o desenvolvimento do campus virtual facilitará o podermos continuar, no futuro, com a as atividades de formação contínua de professores.

A Campanha de Natal reverte para o projeto Qualificação Pedagógica

O trabalho de angariação de fundos para o projeto Qualificação Pedagógica já começou há uns meses. No entanto, o esforço intensificar-se-á nos próximos meses, com a dinamização da nossa Campanha de Natal.

É possível contribuir de diversas formas para este projeto e para esta campanha, e uma das uma das mais fáceis é converter as prendas de natal em prendas solidárias. Para tal, fica aqui o convite para visitar a Prenda Solidária, a loja da Sol sem Fronteiras. Aqui encontrarás dezenas de opções para todos os públicos que ajudam a transformar o mundo.

Muito obrigado desde já pela tua solidariedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *