23 de Março, 2022

Arranque do projeto Missão em Kajegut

Nestes dias arrancou a construção do espaço polivalente na Tabanca de Kajegut, em Caió (Guiné-Bissau), que irá ser levantado ao abrigo do projeto “Missão em Kajegut”. Este projeto está a ser desenvolvido pela Sol em Fronteiras em parceria com as Irmãs Missionárias do Espírito Santo graças ao cofinanciamento das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e pretende apoiar o desenvolvimento da ação social promovida pelas Irmãs Espiritanas presentes nesta região.

Nova infraestrutura para desenvolver atividades comunitárias

Com a construção deste espaço, a tabanca de Kajegut virá a ganhar um lugar adequado e protegido das inclemências do clima para desenvolver atividades na área da saúde e da educação.

A tabanca de Kajegut está abrangida pelo trabalho social desenvolvido pela Missão Católica de Tubebe, uma vila de maior tamanho que está situada a cerca de 10 km da tabanca de Kajegut. A Missão Católica está nas mãos das Irmãs Espiritanas, que estão a desenvolver um intenso trabalho em várias áreas chave para o desenvolvimento da região. A equipa missionária é responsável pela gestão do Posto de Saúde de Tubebe, que atende a mais de 1500 pessoas/mês, pela direção do Centro Pré-Escolar Menino Jesus de Tubebe, com perto de 100 crianças de 3 a 6 anos, pela coordenação dos Grupos de Trabalho de Mulheres para a Transformação de Alimentos, com mais de 60 associadas, e ainda pelas ações Pastorais em Caió.

Numa realidade onde os veículos para o transporte são raros, percorrer a distancia de quase 10 km que separa Kajegute de Tubebe requere de um considerável investimento de tempo e energia, por isso as irmãs facilitam a vida dos habitantes das tabancas fazendo visitas periódicas a cada comunidade. Nestas visitas as Irmãs aproveitam para realizar diferentes atividades, como por exemplo consultas de revisão médica periódicas, atividades com as crianças ou formações sobre transformação de alimentos.

Assim, no contexto da tabanca de Kajegut, o novo espaço polivalente que começou a ser construído será uma mais valia, pois permitirá realizar todas estas atividades em maior conforto, higiene e segurança.

Queremos muito dar os parabéns à equipa missionária presente em Tubebe pelo excelente trabalho que estão a desenvolver e agradecer o seu apoio a todos os que contribuíram para o projeto “Missão em Kajegut”. Estamos juntos!