7 de Janeiro, 2025

Bolsas de Estudo para o CEIV: Curso 2024-2025

Na Sol sem Fronteiras renovámos, mais um ano, o nosso compromisso com os alunos do Centro Educacional Irmã Valdelícia (CEIV). Assim, em 2024-2025, 50 alunos em situação de vulnerabilidade, incluindo várias crianças e jovens com Necessidades Educativas Específicas (NEE), terão acesso a uma bolsa de estudo.

O desafio da exclusão educacional em Contuboel

O Centro Educacional Irmã Valdelícia (CEIV), localizado em Contuboel, na Guiné-Bissau, é uma das poucas escolas na região que oferece uma educação inclusiva e de qualidade. De facto, este foi um dos objetivos do nosso projeto Aprendizagem Inclusiva, que decorreu entre 2018 e 2020 graças ao cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. e que teve várias atividades, como a capacitação dos professores, a fim de fomentar a inclusão das crianças com NEE na escola.

Actualmente, o CEIV tem mais de 300 alunos e abrange pessoas de várias aldeias, algumas delas bastante afastadas. No entanto, apesar dos esforços feitos pela escola, as barreiras sociais, culturais e económicas são grandes. Muitas crianças, especialmente com NEE, continuam a enfrentar grandes dificuldades para aceder à educação. Por este motivo, desde 2020, em parceria com a Congregação Irmãs de Santa Teresinha do Menino Jesus e com o apoio da APARF e de outros mecenas, temos mantido activas as bolsas de estudo para o CEIV.

Os beneficiários: quem são?

Em 2024-2025, 50 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade receberam bolsas de estudo, permitindo que frequentassem o pré-escolar até ao 9.º ano.

A APARF apoiou 34 destas crianças, enquanto a Comunidade Escolar de Peniche contribuiu para o apoio de outras 16. Entre os beneficiários, 34 são meninas e 16 meninos. Ou seja, dois terços das bolsas são para meninas, uma vez que são elas as que enfrentam maiores desafios no acesso à educação na Guiné-Bissau. Além disso, o apoio chegou a 7 crianças com NEE, como dislexia, síndrome de Down, microcefalia, autismo e dificuldades de aprendizagem, garantindo-lhes uma educação que facilita a sua integração social e educativa, num contexto onde frequentemente enfrentam exclusão devido à falta de recursos. Por fim, o resto das crianças pertence a famílias de baixo rendimento, onde as dificuldades económicas impedem o pagamento das propinas, pelo que as bolsas de estudo são essenciais para que continuem a estudar e a crescer.

Impacto no desenvolvimento social e educacional dos alunos

A educação é uma ferramenta transformadora, e estas bolsas de estudo para o CEIV estão a mudar vidas, quer dos alunos, quer das suas famílias e também da comunidade como um todo. Portanto, além de garantir a formação de cada criança, a sua inclusão na escola desafia preconceitos e promove a inclusão.

Inclusão social e redução do abandono escolar

As crianças com NEE enfrentam desafios únicos, que frequentemente resultam no abandono escolar. Graças às bolsas de estudo, muitas dessas crianças conseguem continuar a frequentar a escola, recebendo o apoio necessário para o seu desenvolvimento. Como resultado, a continuidade educativa melhora a autoestima e o desempenho dos alunos, bem como fortalece a sua inclusão na comunidade, quebrando o ciclo de exclusão.

Combate ao estigma e à discriminação

O contexto sociocultural de Contuboel apresenta desafios adicionais para as crianças com NEE. Frequentemente, sofrem discriminação dentro das famílias, nas escolas e na sociedade em geral e são vistas como incapazes de aprender. Por este motivo, ao integrá-las no sistema educativo, estamos a mudar mentalidades e a promover uma nova visão sobre o seu potencial. Isto fortalece a sociedade ao permitir que todos contribuam com as suas habilidades.

Promoção da igualdade de género

A igualdade de género é um dos pilares deste projeto, pois garantir bolsas de estudo para meninas significa criar oportunidades reais de acesso à educação. Assim, com este apoio, as meninas do CEIV estão a tornar-se futuras líderes e agentes de mudança nas suas comunidades, inspirando novas gerações a seguir o mesmo caminho.

Sustentabilidade do programa de bolsas de estudo

Cada bolsa de estudo no CEIV representa uma oportunidade única para uma criança em situação de vulnerabilidade. Com um custo de 55 euros anuais para alunos do pré-escolar à 5.ª classe e 87 euros para alunos da 6.ª à 9.ª classe, estas bolsas permitem o acesso à educação, quebrando ciclos de pobreza e exclusão.

Embora os resultados sejam muito positivos, a sustentabilidade do programa de bolsas depende do apoio contínuo de mecenas e parceiros como a APARF e a Comunidade Escolar de Peniche. Por isso, neste contexto, a tua contribuição pode fazer a diferença. Ao apoiar o Banco de Bolsas, estarás a investir no futuro de crianças vulneráveis e da sua comunidade.

Faz um donativo agora e garante que no próximo ano alguma destas crianças possa continuar com o seu percurso escolar. Juntos, podemos transformar vidas através da educação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *