13 de Março, 2022

Capacitação Pedagógica | A segunda formação continua em andamento

O professor Pedro Coutinho, voluntário sénior da associação Ser Mais Valia, continua por Bafatá (Guiné-Bissau) a implementar a formação de “Literacia informática e digital no trabalho docente” destinada aos professores das três escolas apoiadas pelo nosso projeto “Capacitação Pedagógica”. Este projeto é fruto da parceria entre a Solsef e a Cáritas Diocesana de Bafatá e conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. e com o apoio da Ser Mais Valia no recrutamento e formação de professores voluntários e do CFAE Centro Oeste na acreditação das formações em Portugal.

Grande adesão à formação com quase 60 formandos e 4 turmas

A formação “Literacia informática e digital no trabalho docente” teve uma grande adesão e está a resultar muito útil para os quase 60 formandos inscritos. Para um melhor aproveitamento das aulas, que decorrem de segunda-feira a sexta-feira, os participantes foram divididos em 4 turmas diferentes com um número de alunos reduzido, que permitem desenvolver sessões que privilegiam a interação dos formandos e o desenvolvimento de exercícios práticos.

A responsabilidade de lecionar tantas aulas deixa pouco livre ao formador Pedro Coutinho que, no entanto, mantem-se muito motivado e entregue à missão ao ponto de disponibilizar as suas ferramentas pessoais como exemplo durante as aulas. Por exemplo, segundo as palavras do Pedro, foi feita durante as aulas uma demonstração dos exemplos de ferramentas abertas, possíveis de uso sem formação especial “em que mostrei alguns dos meus grupos WhatsApp e inseri em tempo real fotos e texto”. Fruto desta grande disponibilidade, o formador está a conseguir integrar-se muito bem na comunidade e a conseguir grandes avances junto das turmas.

Formação contínua do projeto “Capacitação Pedagógica”

A formação “Literacia informática e digital no trabalho docente”irá decorrer até meados de abril de 2022, no âmbito da formação contínua para o corpo docente programada numa das atividades do projeto “Capacitação Pedagógica”. Além de esta, outras duas formações foram também programadas: “A preparação do trabalho docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica) e a sua implementação (a prática dos processos de Ensino-Aprendizagem)” que já aconteceu entre outubro e dezembro de 2021 e a de “Competências transversais na docência”, que irá acontecer entre abril e junho de 2022.

Queremos agradecer ao Pedro Coutinho o seu profissionalismo e empenho em terreno e também o apoio de Margarida Cabral, voluntária sénior da Ser Mais Valia, e de Paulo Vasques, colaborador do CFAE-CENTRO-OESTE, pela assessoria pedagógica desde Portugal. Um muito obrigado também ao CFAE-CENTRO OESTEpela acreditação das formações em Portugale à Associação Ser Mais Valia pela seleção e recrutamento dos professores sénior voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *