13 de Março, 2022

Capacitação Pedagógica | Arranque da segunda formação

Arrancou, no passado sábado, a formação de “Literacia informática e digital no trabalho docente”, que será implementada durante três meses em Bafatá (Guiné-Bissau) pelo professor Pedro Coutinho. Esta formação decorre no âmbito do projeto “Capacitação Pedagógica”, que é fruto da parceria entre a Solsef e a Cáritas Diocesana de Bafatá e que conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. e com o apoio da Ser Mais Valia no recrutamento e formação de professores voluntários e do CFAE Centro Oeste na acreditação das formações em Portugal.

Capacitação para aumentar o uso de TIC na sala de aula

O formador Pedro Coutinho, voluntário sénior da Ser Mais Valia, teve neste fim-de-semana o primeiro contacto em contexto de formação com os quase 60 alunos que se inscreveram neste curso. Todos são professores nas três escolas abrangidas pelo projeto “Capacitação Pedagógica” – o Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus, a Escola Missionária São Francisco Xavier e o Liceu Leopoldo Pastoria – e é pretendido que no fim da formação estejam mais motivados e capacitados para a utilização de TIC nas suas salas de aula e que conheçam os recursos e as ferramentas necessárias para a sua utilização pedagógica.

Formação adaptada ao contexto da Guiné-Bissau

A formação contará com 120 horas de trabalho – 60 horas de trabalho presencial e 60 horas de trabalho autónomo – e com seis módulos adaptados ao contexto da Guiné-Bissau, onde a penetração das tecnologias de comunicação e da informação continua a ser baixa, com pouco mais 12% de utilizadores de internet, segundo dados do Internet World Stats, e claramente dependente do telemóvel. A formação iniciou com o seminário inicial decorrido este sábado de manhã, um seminário de 5 horas que juntou os professores das três escolas. Hoje será oficialmente o primeiro dia da formação que iniciará pelo Módulo I: Literacia no século XXI, uma introdução à história e às competências chave em TIC, e a seguir serão implementados o Módulo II: Conceitos Essenciais de Sistema Informático e Sistema Operativo; o Módulo III: Pacote Office; o Módulo IV: Internet como recurso didático; o Módulo V: Recursos para o trabalho educativo online cooperativo; e para finalizar o Módulo VI: Aula Virtual.

Apoio desde Portugal

O formador Pedro Coutinho ficará responsável pela implementação da formação em terreno e para tal, contará com a assessoria pedagógica de Margarida Cabral (voluntária sénior da Ser Mais Valia) e de Paulo Vasques (colaborador do CFAE-CENTRO-OESTE) e ainda com o apoio da equipa executiva da Sol sem Fronteiras. Queremos muito agradecer a todos a disponibilidade para aceitar o desafio de colaborar connosco.