O Programa Ponte é um programa de Voluntariado Internacional de Curta Duração que descreve uma atividade realizada pelo movimento juvenil católico Jovens Sem Fronteiras (JSF). Para tal, conta com a parceria da Sol Sem Fronteiras (Solsef) e a Congregação dos Missionários do Espírito Santo (CSSp).

A cada ano, durante o mês de agosto, um grupo de jovens residentes em Portugal têm a oportunidade de embarcar numa experiência de partilha com comunidades de outros países lusófonos.

No entanto, a preparação para a partida começa aproximante um ano antes. Durante este período de preparação, os voluntários participam em encontros que visam construir uma base sólida de entendimento e cooperação. Assim, estes encontros fornecem o espaço ideal para a troca de ideias e a criação de laços entre os participantes.

Além disso, os voluntários participam em formações obrigatórias como, por exemplo, formação de Primeiros Socorros e Educação para a Cidadania. O foco é capacitar os voluntários não apenas para a experiência de voluntariado, mas também para a vida.

Quando em terreno, o objetivo do Programa Ponte é oferecer uma experiência de partilha, crescimento e compreensão mútua. Para isso, o grupo participa em atividades de várias áreas: educação, saúde, formação de líderes comunitários, capacitação das mulheres, promoção dos Direitos Humanos e trabalho pastoral. Através desta abordagem, o Programa Ponte pretende não apenas fornecer apoio à comunidade, mas também aprender com as vivências e sabedorias das pessoas locais.

As candidaturas para este programa decorrem anualmente de 15 de agosto a 15 de setembro.

Vê aqui o regulamento.

Torna-te Voluntário

Voltar à página anterior