20 de Março, 2023

Dia Internacional da Felicidade: cuidar da saúde mental

O Dia Internacional da Felicidade, que celebramos a 20 de março, é uma boa oportunidade para lembrarmos a importância de cuidar da nossa saúde mental e bem-estar emocional.

Felizmente, a sociedade portuguesa está cada vez mais sensibilizada em relação à importância da do bem-estar emocional. No entanto, isto não significa que a prevalência dos problemas de saúde mental tenha diminuído. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população portuguesa sofre atualmente de algum tipo de problema de saúde mental, como depressão, ansiedade ou distúrbios alimentares.

Jovens e saúde mental

Entre os jovens, as questões de saúde mental intensificam-se, em parte devido aos desafios e mudanças que acontecem na transição para a vida adulta. Assim, segundo dados da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a depressão é a principal doença entre os jovens. Por outro lado, o suicídio é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

Além disso, os jovens são o grupo mais exposto a novos comportamentos que podem influir no bem-estar emocional como, por exemplo, a experimentação com novas substâncias ou a exposição a novas tecnologias cujos efeitos a longo são desconhecidos. É por este motivo que é importante promover entre os jovens a saúde mental e a adoção de mecanismos que os ajudem a lidar com estas dificuldades.

Promoção da saúde mental entre os jovens portugueses

Para promover a saúde mental entre os jovens, é importante ter abordagens multidisciplinares. Isto inclui a família, a escola e a comunidade.

Em Portugal existem diversas iniciativas neste sentido, como serviços de apoio psicológico em escolas ou ações de promoção da vida saudável. Por isso, na Solsef também trabalhamos nesta área tanto em escolas como em outras associações que trabalham com jovens. Assim, este ano implementaremos, pela terceira vez, a iniciativa “Entre sons de bem-estar”. Esta é uma ação promovida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. no âmbito do dispositivo 2.2 da medida 2 do Programa Cuida-te+, que visa promover a Educação para a Saúde pela Música. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o crescimento saudável dos jovens. Para tal, nas sessões abordamos tópicos que afetam o bem-estar dos mais novos, como a alimentação e atividade física ou os comportamentos aditivos.

Projetos como estes são muito úteis para permitir que os jovens tenham acesso a recursos e apoio adequados para cuidar da sua saúde mental. Por isso, é importante que os poderes públicos e a sociedade civil continuem a desenvolver iniciativas deste tipo, uma vez que cuidar da saúde mental dos jovens significagarantir um futuro mais saudável e feliz para todos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *