10 de Fevereiro, 2023

Dia Mundial da Rádio: Como a rádio liga as comunidades

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro e serve para lembrar a sociedade civil da importância da Rádio. Mas porque é que este meio de comunicação continua a ser tão importante?

Vantagens da rádio

Numa altura em que quase toda a gente está ligada ao mundo através da Internet, pode ser fácil ignorar a importância da rádio na ligação das pessoas. Mas a rádio tem uma capacidade incrível de aproximar-nos e fomentar o sentido de comunidade. Além disso, é um meio de baixo custo, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Por outro lado, a sua tecnologia permite continuar a transmitir mesmo quando outras mídias já não conseguem, o que faz da rádio um meio muito útil em casos de comunicações de emergência. Por fim, é um meio que se adaptou ao desenvolvimento das novas tecnologias e continua a ser um serviço público essencial.

A rádio no Marajó

No arquipélago do Marajó, na Amazónia brasileira (Estado do Pará), a rádio continua a ter uma importância enorme. As comunidades ribeirinhas estão muitas vezes distantes e apenas comunicadas por barco. Por isso, neste contexto, a rádio é ainda essencial e continua a servir para informar mas também para formar as pessoas.

Sob esta máxima funcionam as rádios Educativas geridas pela Diocese de Ponta de Pedras. Assim, as quatro estações de rádio existentes na Diocese fornecem recursos educativos, informações e entretenimento aos cidadãos locais. Além disso, fomentam um sentido de ligação entre as comunidades através da rádio.

Cientes da importância deste serviço, a Solsef  respondeu ao desafio lançado pela Diocese para reforçar o serviço destas rádios. Assim, já estamos a trabalhar no projeto Rádios Educativas, que irá renovar as infraestruturas e os equipamentos das rádios e apoiar na abertura de uma nova Rádio numa área geográfica da Diocese onde as restantes rádios não chegam, e cujas comunidades mais distantes ficam a 3 horas de caminho (entre barco e carro). Este projeto decorre em parceria com a Diocese de Ponta de Pedras e graças ao financiamento das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana.

Celebrar a importância da rádio

O Dia Mundial da Rádio é uma boa ocasião para reconhecer o contributo deste meio de comunicação social. A rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e essencial para muitas comunidades no mundo. Além disso, é importante porque consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento.

Tu já tinhas parado a pensar na importância da rádio? Partilha connosco a tua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *