• 2 de dezembro
  • 20h00
  • Teatro Nacional de São Carlos
  • Rua Serpa Pinto, n.º 9 1200-442, Lisboa
  • Encontros

Ensaio Geral Solidário de “Giselle”

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) alia a Cultura à Solidariedade através da promoção do Ensaio Geral Solidário (EGS) de “Giselle”. O ensaio será apresentado no Teatro Nacional de São Carlos no dia 02 de dezembro de 2022 às 20:00h e a Sol sem Fronteiras (Solsef) foi convidada enquanto instituição beneficiária.

Giselle é um dos bailados mais representativos do período romântico

Giselle é uma das grandes referências do bailado do período romântico e surge na sequência do sucesso de “La Sylphide” e da grande influência da corrente literária do romantismo na dança.

Estreado em 1841, tem argumento de Theóphile Gautier, inspirado em Heinrich Heine, nome fundamental da literatura alemã do século XIX.

Giselle conta a história de uma jovem camponesa que se apaixona pelo seu vizinho Loys. No entanto, Giselle não suspeita que este é na verdade Albrecht, Duque da Silésia. Juntos, dançam e trocam palavras de amor, secretamente vigiados por Hilarion, um caçador que ama Giselle, um amor não correspondido.

Posteriormente, na festa das vindimas, onde todos dançam alegremente, Hilarion desmascara Albrecht. O desgosto ao descobrir a verdade conduz a jovem Giselle à loucura e a um final trágico.

Pro fim, no segundo ato, surgem as willis. Estes são espíritos de raparigas que morreram solteiras e que, na escuridão da noite, se vingam dos seus amados fazendo-os dançar até à morte.

O Ensaio Geral Solidário reverte para o projeto Qualificação Pedagógica

Aplicaremos os fundos conseguidos com o Ensaio Geral Solidário de “Giselle” no projeto Qualificação Pedagógica.

Trata-se de um projeto educativo que visa o apoio a um Liceu em Empada (na Guiné-Bissau), com perto de 1000 alunos. Em outras palavras, reforçaremos as infraestruturas escolares, equiparemos as salas de aula e realizaremos ações de formação para os docentes.

Podes adquirir os bilhetes em troca de um donativo, a partir de 12 euros/pessoa. Basta fazeres o pagamento através de transferência bancária no nosso IBAN (PT50 0035 0325 0000 0733 7303 5) ou através do MBWAY (917 170 726).

Se precisares de mais informações, poder contactar-nos através do nosso e-mail: info@solsef.org ou dos telefones: 213 940 047 | 917 170 726

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *