Intervention Countries

Portugal

Dates

De janeiro a junho de 2022

General Objectives

Promover a “educação financeira” no âmbito da Educação para a Cidadania.

Specific Objectives

  • Promover nos alunos a compreensão de conceitos financeiros básicos;
  • Contribuir para a aptidão dos alunos na gestão das finanças pessoais;
  • Reforçar as competências dos alunos para tomar decisões e efetuar escolhas informadas na área financeira;
  • Criar consciência nos alunos sobre comportamentos solidários vindos das decisões adotadas no âmbito da gestão das finanças.

Beneficiaries

1627 No. of direct beneficiaries
5000 No. of indirect beneficiaries
50 % of women beneficiaries

Target Audience

Alunos do 1º ciclo ao Secundário.

Activities and Intervention Methodology

Os temas abordados na sessão serão alvo de adaptação, através das dinâmicas aplicadas, dependendo do nível de escolaridade da turma e do conteúdo programático da disciplina que acolhe a sessão:

1. Do essencial ao supérfluo: Necessidades e Desejos
Pegando até do ponto de vista dos direitos humanos e bens essenciais, refletir sobre direitos, necessidades e desejos. Identificar e diferenciar desejos e necessidades. O que acontece a alguém quando os seus desejos não são satisfeitos? O que acontece a alguém quando as suas necessidades não são satisfeitas?

2. Entre o querer ter e o pensar antes de comprar: despesas e rendimentos
Identificar a diferença entre despesas e rendimentos e os princípios básicos de balancear um orçamento familiar.

3. Do poupar vem o Ter: a importância da Poupança
Poupar… para quê? Identificar situações que se conhecem antecipadamente (previsíveis/esperadas) e outras que podem acontecer de surpresa (imprevisíveis/inesperadas).

4. Pagar os Impostos: uma forma de cidadania
Todo o cidadão é sujeito aos ―deveres de cidadania, nomeadamente, o dever de respeitar a Constituição e as leis do país, o dever de participar na defesa da Pátria, o dever de votar, o dever de pagar impostos. O que são os impostos (diretos e indiretos) e para que servem numa sociedade. O exemplo da consignação fiscal como forma de doar sem custo.

Collaborating entities

ESDICA, Escola Secundária D. Inês de Castro- Alcobaça, Escola Secundária de Peniche, AE Castelo Maia, Escola Básica Vallis Longus - Valongo, AERDL- Escola Eugénio dos Santos , Colégio do Rosário, Escola Profis¬sional Cândido Guerreiro, Escola Profissional do Fundão, Escola Básica Eugénio dos Santos, Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Escola Secundária Luís Freitas Branco, Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela, Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Escola da Pontinha e Liceu Passos Manuel.

Partners