Uma janela de oportunidades para os mais vulneráveis

Os projetos de Inclusão são a área de atuação mais recente da Solsef e consubstanciam-se em ações concretas que promovem a inclusão de populações desfavorecidas ou vulneráveis através do desenvolvimento de respostas inovadoras.

A inclusão como ferramenta de integração social

A inclusão social é o ato de outorgar a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, os mesmos direitos e oportunidades. A inclusão social tem o objetivo de integrar na sociedade grupos sociais historicamente à margem do processo de socialização, não tendo o devido acesso a direitos sociais mais básicos como educação, emprego digno, habitação, saúde e alimentação adequada. Contudo, os novos desafios perante as sociedades atuais colocam à margem da sociedade outros grupos condicionados com outras variáveis como, por exemplo, a idade.

O empreendedorismo social face a ações que geram impacto

O empreendedorismo social prevê o desenvolvimento de ações capazes de gerar impacto sistémico e transformação no mundo. Nessa proposta, a inovação e a criatividade estão ao serviço da construção de soluções para resolver problemas ambientais e sociais de uma comunidade, cidade, país ou até mesmo em todo o planeta. A partir de processos colaborativos, dinâmicos e ativos, o empreendedorismo social cria ambientes mais inovadores e conectados com as exigências do mundo contemporâneo.

As manifestações artísticas como veiculo de inclusão

A arte é um instrumento muito valioso de inclusão social, pois serve de complemento às diversas formas de desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento.

A promoção do voluntariado sénior como motor de inclusão

A Solsef tem em funcionamento um Atelier (EmpoderArte) onde são desenvolvidas atividades de costura e outras manifestações de arte aplicada em colaboração com uma basta equipa voluntários. O Atelier é, ao mesmo tempo, uma atividade de empreendedorismo que oferece oportunidades de empregabilidade a pessoas vulneráveis e uma atividade que promove o voluntariado, principalmente, em população sénior com o intuito de promover o envelhecimento ativo e saudável.

O Gabinete de Educação para a Cidadania e Inclusão-GECI

O GIEC pretende ser um espaço associativo que permita dar voz às pessoas mais vulneráveis ao mesmo tempo que trabalhamos pela sua inclusão social.

Acreditamos que o esforço pela inclusão não pode estar focado unicamente na exigência de resiliência por parte dos excluídos, pois é necessário também promover atitudes na comunidade a favor da solução dos problemas que atingem à sociedade, sendo a exclusão social um problema de primeira ordem. Neste sentido, o GIEC trabalha pela implementação de uma dupla estratégia: a Estratégia de Educação para a Cidadania, pois a Educação para a Cidadania é um veiculo privilegiado para conseguir uma transformação social em prol de sociedades inclusivas; e a Estratégia de Inclusão, pois trabalhamos diretamente com grupos vulneráveis marginalizados, ou com escasso reconhecimento da sua mais-valia (como é o caso dos idosos), colocam-os no foco da intervenção.

Know all the projects

Empreendedorismo Social

Dar um estímulo à profissionalização da loja solidária da Solsef através do desenvolvimento de um plano de negócio social que contemple o registro e divulgação da marca comercial “Prenda Solidária”.

Know more