19 de Julho, 2024

Testemunho dos projetos da Solsef em Moçambique

Os Missionários do Espírito Santo são os nossos parceiros preferenciais, com quem trabalhamos em todos os cantos do mundo. Para eles, não existem fronteiras; estão sempre em movimento, prontos para atuar onde há necessidade e um exemplo dessa dedicação é Wilfried Ablédji. Este jovem da Costa do Marfim cruzou os nossos caminhos em Lisboa, onde se preparava para se tornar Padre Espiritano. Durante esse período, Wilfried não foi apenas um estudante dedicado, mas também o nosso voluntário, partilhando connosco muitas horas de trabalho. Mais tarde, o seu estágio missionário levou-o a Moçambique, onde pôde conhecer de perto alguns dos projetos que a Solsef tem desenvolvido ao longo dos anos. Este é o seu pequeno testemunho:

Testemunho dos projetos em Moçambique

Durante o meu estágio missionário, tive a possibilidade de visitar outras das nossas comunidades em Itoculo e Nampula, além da minha comunidade de Inhazonia, na diocese de Chimoio.

Nampula: em nome da Solsef

Em Nampula, constatei que a Solsef tem trabalhado muito na área da educação, ajudando a escolinha a ter casas de banho, água e algumas salas importantes para o bem-estar das crianças. Como resultado, as crianças beneficiam de um lugar adequado para poderem passar o tempo enquanto os pais trabalham. Além disso, continuam a crescer do ponto de vista humano e seguem o percurso para entrar na escola secundária.

A escola secundária

A Escola Secundária São João de Deus é um dos projetos da Congregação do Espírito Santo em Moçambique e fica na cidade de Nampula. A ajuda da Solsef permite aos alunos terem uma biblioteca equipada, uma sala de informática e outras salas de aula. No contexto moçambicano, onde a educação é um verdadeiro desafio, esses lugares são uma ajuda valiosa para o crescimento dos alunos e para prepará-los para a futura etapa da fomação superior.

Itoculo: um lar e a biblioteca

Na aldeia de Itoculo, a biblioteca é um tesouro para essa comunidade. Sobretudo, para os jovens do lar, que aproveitam para se formar na área da informática e nas disciplinas da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *