17 de Março, 2023

O extremismo entre jovens está a crescer na África Subsariana

O extremismo entre jovens está a crescer na África Subsariana. Este problema tem graves consequências, não apenas para os países desta região, mas para os países de todo o mundo.

Várias investigações apontam para o crescimento do extremismo nesta região. Em 2021 foram registadas quase metade das mortes por terrorismo no mundo. No ano anterior, mais concretamente, e de acordo com o Instituto de Estudos de Segurança da África, houve mais de 13.500 mortes registadas.

Causas do aumento do extremismo

Mas quais são os fatores que contribuem para o aumento do extremismo entre os jovens nesta região? O último relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jornada ao Extremismo em África: Caminhos para Recrutamento e Retirada, conclui que a falta de oportunidades económicas é a principal causa da violência extrema. Assim, o estudo marca uma mudança na narrativa habitual, que aponta para as ideologias religiosas como a principal motivação para a adesão dos jovens a estes grupos violentos.

Portanto, segundo este relatório, a falta de oportunidades de emprego e de formação poderiam ser as causas do aumento do extremismo na África Subsariana. Em muitos casos, os jovens aderem a estes grupos quer para conseguir uma vida melhor, quer para encontrar um sentido de propósito e comunidade.

Consequências do extremismo

No entanto, as consequências do extremismo são graves e duradouras. Por um lado, a violência causada pelo extremismo deixa consequências psicológicas nas pessoas afetadas. Além disso, tem implicações para o desenvolvimento e a economia da região, uma vez que muitos investidores evitarem os países afetados pelo terrorismo e pelos conflitos. Por outra parte, a falta de estabilidade política e segurança também afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas.

Criar oportunidades de educação para enfrentar este problema

Para enfrentar este problema, é fundamental entender e abordar as causas do extremismo, além de criar oportunidades de emprego e educação de qualidade para evitar que os jovens se juntem a grupos deste tipo.

Assim, dentro do que é a nossa missão de solidarizar o mundo através da educação, na Solsef também estamos a contribuir para esta causa. Para tal, temos estado a desenvolver projetos educativos em Moçambique, onde esta realidade aumentou muito nos últimos anos. Mais concretamente, temos estado presentes na província de Nampula, no norte do país, trabalhando para melhorar a qualidade da educação nas escolas onde intervimos.

Em suma, o extremismo entre jovens em África Subsaariana é uma questão crítica que requer atenção e ação imediatas. Ao trabalharmos juntos para entender e abordar as causas e ao apoiarmos projetos de cooperação, podemos contribuir para construir sociedades mais pacíficas na África Subsariana e também no resto do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *