
- 22 e 23 de junho
- 9h00 a 19h00
- Casa Provincial dos Missionários do Espírito Santo
- Rua de Santo Amaro, 49, 1200-801, Lisboa
- Formação
Formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado
A pensar em quem tenha interesse em partir em voluntariado, a Solsef está a organizar uma formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado, que pretende dar uma visão global do voluntariado como peça importante para o desenvolvimento.
A Formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado contará com 19 horas de formação certificada divididas em duas sessões presenciais de 8 horas cada (durante um fim-de-semana) mais 3 horas de trabalho autónomo. Irá decorrer nos dias 22 e 23 de junho em Lisboa, na Rua de Santo Amaro, 49, 1200-801.
Esta formação é para sócios da Sol sem Fronteiras com as quotas em dia. O valor da formação é de 50€. Podes tornar-te sócio de uma forma muito simples aqui.
Destinatários
Detentores de pelo menos o nível 2 de escolaridade. Pessoas que praticam voluntariado internacional.
Objetivos gerais
O curso visa dotar os formandos com os conhecimentos e aptidões que lhes permitam a adoção de práticas adequadas à educação para a cidadania em contexto de voluntariado internacional.
Objetivos específicos
Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os/as formandos/as sejam capazes de:
– Reconhecer os direitos do Homem como direitos, liberdades e garantias fundamentais;
– Enquadrar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como uma visão comum para a Humanidade;
– Listar e explicar mecanismos e comportamentos promotores de uma cidadania global com reflexos no desenvolvimento humano;
– Caracterizar voluntariado nacional e internacional;
– Identificar os direitos e deveres das partes envolvidas nas práticas do voluntariado.
Conteúdos programáticos
Horas | |||
Módulos | Conteúdos | T | P |
MÓDULO 1
Direitos humanos e responsabilidades dos cidadãos |
Instrumentos legais aplicáveis aos direitos humanos
Papel das organizações não governamentais (ONG) Os direitos humanos O desenvolvimento sustentável – Desequilíbrios demográficos e económicos entre os continentes |
4 | 0 |
MÓDULO 2
Uma visão comum para a Humanidade |
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
2 | 1h30 |
MÓDULO 3
Cidadania e participação para uma cidadania mundial |
Como educar para a cidadania mundial
Participação na vida da comunidade local e dimensão internacional |
2 | 0 |
MÓDULO 4
Empenhamento cívico e inovação social
|
Promoção da tolerância e cooperação, prevenção e resolução de conflitos
Cooperação para o desenvolvimento |
2 | 0 |
MÓDULO 5
Voluntariado nacional e internacional
|
Diferentes domínios do voluntariado
Solidariedade, desenvolvimento e cooperação |
2 | 0 |
MÓDULO 6
Responsabilidades das entidades promotoras e dos voluntários |
Direitos e deveres das entidades e dos voluntários
Análise das necessidades dos promotores e da comunidade Motivações para o voluntariado e noção de relação de compromisso |
4 | 1h30 |
16 | 3 | ||
Total | 19h |
T – Teórica
P – Prática
Inscreve-te em:
– info@solsef.org
– Nos telefones +351 213 940 047 | +351 917 170 726 (Chamada para rede fixa nacional)
– Ou neste formulário.
Esta é uma formação certificada pela Solsef e apoiada pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. através do Programa Formar +.
Deixe um comentário