18 de Maio, 2023

Formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado

Nos dias 13 e 14 de maio decorreu, em Lisboa, mais uma edição da formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado, que dedicamos a dois coletivos muito ligados à Solsef. Por um lado, aos voluntários do projeto Aprender Vivendo, assim como aos jovens espiritanos em formação em Portugal.

A Catarina António, profissional com ampla experiência na área, foi a responsável pela implementação das sessões. Como em anos anteriores, esta a formação foi certificada pela Tecla e apoiada pelo IPDJ, I.P. através do programa Formar +. Além disso, também contou com o apoio logístico da Congregação do Espírito Santo, com a cedência dos espaços para a realização da formação.

Formação destinada ao voluntariado internacional

Das 20 pessoas que participaram na formação, a maioria partirá no projeto de voluntariado internacional de curta duração Aprender Vivendo. Este é um programa de voluntariado fruto da parceria entre a Solsef e a comunidade escolar de Peniche. A saber, a Escola Secundária de Peniche e os Agrupamentos de Escolas de Peniche e de Atouguia da Baleia e o Agrupamento de Escolas Dom Luís de Ataíde.

O conteúdo da formação foi especialmente útil estes voluntários, que estão em preparação para partir. A formadora propôs diferentes dinâmicas de tal forma que os participantes refletiram sobre os desafios que irão enfrentar em terreno. Também promoveu a interação das pessoas através de diferentes dinâmicas que conseguiram criar um ambiente de confiança e partilha de experiências.

Por outro lado, a formação foi uma mais valia para os jovens espiritanos em formação. Foi uma oportunidade para refletir sobre o missionário que acolhe projetos de voluntariado internacional ou que gere uma paróquia com muitos voluntários.

Direitos Humanos, cidadania e participação

O programa da formação de Educação para a Cidadania no Voluntariado foi construído em conjunto com a entidade formadora Tecla para formar os voluntários enquanto Agentes de Educação para a Cidadania Global. Assim sendo, o conteúdo tocou pontos essenciais para o exercício de um voluntariado respeitador da dignidade humana, empático e efetivo.

A começar por uma pequena contextualização sobre os Direitos Humanos, o programa também passou por questões como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ou a importância do papel da Cidadania. Os formandos também aprenderam sobre as diferentes dimensões do voluntariado e, finalmente, refletiram sobre os seus direitos e deveres enquanto voluntários, bem como das organizações que os enviam.

Após um fim-de-semana intenso de formação, a sensação geral dos formandos foi de satisfação. Esta foi uma oportunidade para pensar sobre questões sobre as quais ainda não tinham refletido.

Queremos agradecer à formadora Catarina o seu empenho e um muito obrigado também a todos os participantes pela vontade de aprender. Muito obrigado a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *