20 de Junho, 2022

Formação de Primeiros Socorros

Nos dias 18 e 19 de junho decorreu, em Lisboa, mais uma edição da formação certificada de Primeiros Socorros e Cuidados para a Saúde no Voluntariado Internacional. Foram duas sessões implementadas pela Sofia Leite, enfermeira e formadora, que contaram com a participação de 20 formandos, que partirão em projetos de voluntariado internacional já no próximo verão. Como em anos anteriores, esta formação foi certificada pela Tecla e apoiada pelo IPDJ, I.P. através da Medida 3 do programa Formar +.

Formação destinada ao voluntariado internacional

As 20 pessoas que participaram na formação partirá nos próximos tempos em projetos de voluntariado internacional de curta duração organizados pela Sol sem Fronteiras. Por um lado, contámos com os jovens do grupo Ponte 2022, que se estão a preparar para um mês de intercâmbio em Caió, na Guiné-Bissau. Por outro lado, também contámos com os voluntários do projeto Missão Cor Unum, que irão conviver com várias comunidades da Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará, no Brasil.

Os conteúdos da formação, orientados para o voluntariado internacional, contaram, portanto, com um grande interesse e pro-atividade de parte dos formandos. Esta participação foi sempre incentivada pela formadora, que propôs diferentes dinâmicas de role play. Assim, além de receber as devidas explicações teóricas, os formandos tiveram oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos. Nesse sentido, a turma realizou diferentes provas, como por exemplo a da glicemia, ou manobras, como o algoritmo do suporte básico de vida, entre outras. Desta forma, os participantes já praticaram algumas situações que poderão vir a acontecer durante os projetos, o que irá ajudar a minimizar o risco dos projetos.

Consulta do viajante

Já no domingo, a nossa querida Dra. Rosa Teodósio, realizou, de forma voluntária, a consulta do viajante para todos os participantes. Assim, a Dra. Rosa deu as indicações sobre os cuidados de saúde a ter durante ambos os projetos, sempre tendo atenção à realidade, ao clima e às condições dos dois países que acolherão os voluntários em 2022.

Após um fim-de-semana intenso de formação, a sensação geral dos formandos, que vieram de norte a sul do país para esta formação (de Ponte de Lima a São Brás de Alportel), é de grande satisfação. Queremos agradecer à formadora Sofia Leite o seu empenho e um muito obrigado também a todos os participantes pela vontade de aprender para fazer um bom trabalho em terreno, principalmente no cuidado da saúde do grupo. Deixamos também um especial agradecimento aos Missionários do Espírito Santo que acolheram os voluntários ao longo do fim-de-semana e cederam o espaço para a realização da formação. Muito obrigado a todos!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *