22 de Junho, 2022

Formação de Nutrição e Higiene na Guiné-Bissau

Está a decorrer na Escola São Francisco Xavier, em Bafatá (Guiné-Bissau), uma formação destinada aos colaboradores desta escola para abordar questões sobre Nutrição e Higiene. Este curso é uma das atividades do nosso projeto Nutrição e Higiene, que decorre em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá, e a sua realização foi possível graças ao apoio da Dona Ajuda.

Assim, com esta formação, pretendemos promover boas-práticas de Saúde e Nutrição. Mais concretamente, queremos sensibilizar os colaboradores da escola para a importância de uma dieta variada baseada no uso de produtos locais. Além disso, também pretendemos chamar a atenção para a necessidade de uma higiene adequada dos alimentos e para as técnicas de conservação e de manipulação dos alimentos.

A formação vem colmatar as demais atividades do projeto

A formação vem colmatar as demais atividades realizadas durante projeto Nutrição e Higiene. Mais concretamente, a construção e equipamento de espaços adequados para a refeição e o saneamento. Assim, desde o início do projeto em janeiro deste ano, ajudamos a levantar uma cozinha, uma dispensa e um refeitório. Da mesma forma, também construímos casas de banho e lavatórios. Nesse sentido, a formação contribuirá para capacitar os colaboradores da Escola São Francisco Xavier para conseguirem tirar os melhores resultados das infraestruturas em benefício dos alunos.

Conteúdos da formação

A formação está a ser realizada pelo formador guineense Rosalino Pedro Lima, bom conhecedor da realidade do seu país. O Sr. Rosalino é licenciado em Gestão de Empresa UCG-B pela Universidade Católica da Guiné Bissau e, entre outros, também realizou o curso de Formação dos Formadores em Saúde, Higiene e Nutrição, Ministrada Pelos Técnicos de Ministério da Saúde Publica em Parceria Com a Catolic Reliev Services (CRS).

Além de contar com a experiência do Sr. Rosalino, a formação conta com um plano de estudos extenso e completamente adaptado à realidade do país. Esta é uma questão importante, uma vez que, segundo revelou recentemente um estudo do Programa Alimentar Mundial – PAM, um 68% da população da Guiné-Bissau não tem uma alimentação suficientemente nutritiva.

É por este motivo que a formação está a aprofundar no conhecimento da nutrição e no aproveitamento dos alimentos. Assim, o plano de estudos começa por uma introdução sobre a alimentação e a nutrição à que segue o estudo sobre os grupos de alimentos e nutrientes e a sua importância para uma dieta balanceada. Já no terceiro módulo aborda-se a classificação de cada nutriente para, a continuação, descrever as boas práticas alimentares. Isto é, por exemplo, quais os alimentos que devem evitados ou como devem ser conservados.

A seguir, o tema abordado no módulo cinco é o da higiene, tanto pessoal como dos alimentos, e nele tratam-se questões como a higiene das mãos ou o tratamento da água, entre outros.

Para concluir, no módulo seis foi planeado para promover o consumo de produtos locais. Assim, foram incluídas informações para facilitar o seu consumo, como por exemplo algumas receitas para melhor aproveitamento dos alimentos.

O projeto Nutrição e Higiene, que já está a fazer uma grande diferença na Escola São Francisco Xavier, só foi possível graças ao apoio de muitos. Além da Dona Ajuda, também queremos agradecer o apoio da FEC – Fundação Fé e Cooperação através da campanha dos Presentes Solidários, Igualmente, um muito obrigado aos Jovens Sem Fronteiras, que dinamizaram dezenas de banquinhas solidárias, de norte a sul de Portugal, com os produtos da Prenda Solidária. E finalmente um muito obrigado a todos os que contribuíram através das suas compras solidárias. Muito obrigado a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *