20 de Junho, 2024

P. Márcio Asseiro explica o impacto do Centro Social Sereboqui

A Sol sem Fronteiras está a embarcar no projeto Centro Social Sereboqui, destinado a melhorar a qualidade de vida na Paróquia de Los Santos Desposórios, em Buena Vista, Bolívia. A fim de compreender melhor o impacto e a implementação do projeto Centro Social Sereboqui, entrevistámos o P. Márcio Asseiro, futuro gestor do centro. Assim, o P. Márcio partilhou connosco por que razão este centro será tão importante para a comunidade, proporcionando não só educação e formação, mas também um espaço seguro e inclusivo para os jovens.

Contexto local em Buena Vista, Bolívia

Buena Vista é uma localidade rural da Bolívia que enfrenta diversos desafios sociais comuns a muitas outras áreas rurais onde o Estado Boliviano não consegue chegar. Neste contexto, a Igreja Católica desempenha um papel importante ao fornecer serviços sociais que preenchem as lacunas deixadas pelos poderes públicos. Assim entre os problemas enfrentados pela comunidade, destacam-se o aumento do tráfico de drogas, altas taxas de emigração que deixam crianças sob a tutela de familiares e altas taxas de abandono escolar.

Componentes do Centro Social Sereboqui

O Centro Social Sereboqui será equipado com instalações modernas e adaptadas às necessidades locais. Isto inclui uma sala dedicada à Orquestra Missional, que atualmente opera sem um espaço adequado para aulas ou armazenamento de instrumentos. Além disso, haverá uma sala de formação para cursos técnicos, um espaço para reforço escolar e uma biblioteca com computadores, algo raro na comunidade onde apenas 5% das residências têm acesso a essa tecnologia. Por fim, o Centro Social Sereboqui também oferecerá apoio em saúde mental.

Parcerias e financiamento

A construção do Centro Social Sereboqui resulta da colaboração entre várias entidades: Sol sem Fronteiras, Missionários do Espírito Santo e a comunidade local da Paróquia de Los Santos Desposórios. O financiamento será assegurado pela Solsef através da Prenda Solidária, bem como as Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e contribuições da própria comunidade local.

Impacto social e educacional

O impacto do Centro Social Sereboqui pretende transformar a comunidade, especialmente a juventude local. Ao oferecer oportunidades educacionais, assim como atividades desportivas e culturais, o centro visa fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social.

Um agradecimento muito especial a todos os que nos estão a apoiar nesta jornada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *