7 de Fevereiro, 2023

Dia Internacional da Internet Mais Segura

Hoje é o Dia Internacional da Internet Mais Segura, um dia que procura sensibilizar para a criação de uma Internet melhor para todos.
 
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) transformaram profundamente a forma como vivemos. Nunca antes foi tão fácil aceder ao conhecimento nem existiram tantas formas de comunicação. Por isso, e por muitos outros motivos, as TIC são essenciais para o trabalho da Sol sem Fronteiras em todas as nossas áreas de atuação: Cooperação Internacional, Educação para a Cidadania, Inclusão e Formação.

Vantagens da Internet para o Desenvolvimento Sustentável

No caso concreto dos nossos projetos de Cooperação Internacional, as TIC tem vindo a ocupar um lugar relevante, pois facilitam o acesso a materiais pedagógicos em países onde é difícil conseguir livros ou fotocopiadoras. Na foto, vemos uma formação de Literacia Informática e Digital no Trabalho Docente que implementámos recentemente na Guiné-Bissau, durante ao abrigo do projeto Capacitação Pedagógica, que foi cofinanciado pelo Instituto Camões, I.P.
 
Já num contexto mais amplo, a internet também é muito importante para o desenvolvimento sustentável. Por um lado, ajuda-nos a estar mais informados e permite-nos uma comunicação global sem fronteiras. Também serve para criar e organizar movimentos sociais. Além disso, facilita o trabalho em rede e a construção de parcerias entre organizações a um lado e a outro do mundo. Estas são apenas algumas das vantagens do uso de Internet, mas há muitas outras.
 
Apesar de todas estas vantagens, também podem existir abusos e ilegalidades em Internet. Por isso, torna-se necessário assegurar que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça.

A Literacia Digital para uma Internet mais Segura

Há muitas coisas que podemos fazer para conseguir uma Internet mais segura, mas quase todas começam pela literacia digital.
 
A literacia digital é uma competência essencial para a cidadania global porque nos ajuda a compreender as tecnologias, bem como as questões de ética e segurança que elas trazem. Por isso, é importante desenvolvermos competências para usar a Internet de forma segura e eficaz e, assim, podermos usufruir dos benefícios que ela oferece.
 
Agora, queremos saber a tua opinião. Sabes como proteger-te em Internet? Quais são, na tua opinião, os maiores perigos do uso das TIC? Partilha a tua opnião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *