8 de Setembro, 2022

O projeto “Missão em Kajegut” está quase finalizado

O projeto “Missão em Kajegut”, que está a decorrer na tabanca de Kajegut, em Caió (Guiné-Bissau) está quase finalizado. Atualmente, o espaço polivalente já está construído e falta concretizar apenas os últimos detalhes. Isto é, colocar as janelas e as portas, finalizar as pinturas e limpar e arrumar os espaços.

Nova infraestrutura para desenvolver atividades comunitárias

Este projeto, que está a ser desenvolvido pela Sol sem Fronteiras em parceria com as Irmãs Missionárias do Espírito Santo, pretende apoiar o trabalho social das Irmãs na região. Nesse sentido, foi a própria equipa missionária, junto da comunidade, a que identificou a necessidade de construir este espaço para ter, por fim, um lugar coberto e protegido para realizar atividades comunitárias. Sobretudo, atividades na área da saúde e da educação, que decorriam quer ao ar livre, quer em espaços pouco adequados.

Basta olharmos para a realidade de Caió para perceber que, certamente, o espaço facilitará o trabalho da equipa missionária. Nesta região, os veículos são escassos, por isso as Irmãs facilitam a vida dos habitantes das tabancas fazendo visitas periódicas a cada comunidade. Nestas visitas, as Irmãs aproveitam para realizar diferentes atividades como, por exemplo, consultas de revisão médica periódicas, atividades com as crianças ou formações sobre transformação de alimentos. Isto significa que, no contexto de Kajegut, a nova construção permitirá realizar estas atividades em maior conforto, higiene e segurança.

O apoio desde Portugal foi essencial para a realização do projeto

Dotar a Kajegut deste espaço tão necessário só foi possível graças ao apoio desinteressado de muitos. Por um lado, da Família Espiritana que, através das Campanhas de Solidariedade, angariou grande parte dos fundos necessários para o projeto. Também dos alunos do 12.º ano CT2 da Escola Secundária José Saramago de Mafra que, em maio de 2021, organizaram o espetáculo solidário “Poesia em Mente”, cujos lucros reverteram para este projeto.

Queremos muito agradecer o apoio a quem contribui para o projeto e dar os parabéns à equipa missionária presente em Caió pelo excelente trabalho que desenvolvem. Estamos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *