28 de Março, 2022

Projeto de Voluntariado Missão Cor Unum – Segundo encontro de formação

Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira, Algarve) foi o local onde decorreu o primeiro encontro de formação do grupo de voluntários “Missão Cor Unum”, embora não tenha sido a primeira vez que o grupo se encontrou.

Atividades de reflexão e de convívio em dois dias de encontro

Este encontro foi dedicado ao grupo, numa dinâmica de trabalho conjunto e convívio, de forma a potenciar o espírito de grupo, e à formação do grupo, abordando temáticas como “A Missão à Luz da Alegria do Evangelho” (pelo P. António Farias, CSSp), “Projetos Missionários ao serviço do desenvolvimento” (Raquel Carreira, Solsef), “Nós somos Igreja: comunhão, participação e missão” (P. Paulinus Anyabuoke, CSSp). Em formato misto (presencial e online, uma vez que duas voluntárias tiveram COVID-19 durante), o encontro foi, na palavra de todos, muito rico, e proporcionou vários momentos de descontração e formação que levarão o grupo até à Amazónia.

Na primeira temática, que ocorreu no sábado de manhã, o P. António Farias levou os voluntários a refletir sobre um dia na vida de Jesus, na sua abertura ao outro, a fazer o bem, sem distinção, sem esquecer o Pai, dedicando tempo tanto à oração, como ao serviço. A Raquel Carreira deu a conhecer a ONGD Solsef, na sua ligação com os Missionários do Espírito Santo e com os Jovens Sem Fronteiras, e o trabalho para o desenvolvimento levado a cabo com os Missionários e Missionárias, não só em parceria com a Solsef, mas as várias instituições ligadas à Igreja que trabalham para o desenvolvimento. No primeiro período da tarde, o P. Paulinus levou o grupo de voluntários a refletir sobre a interculturalidade e a intereclesialidade vividas, e de que forma somos convidados a agir numa realidade diferente. Houve também tempo e oportunidade para conhecer melhor a realidade da diocese que nos irá acolher, através do testemunho da Raquel Carreira, que conheceu a diocese na visita a terreno para levantamento de necessidades do projeto “Rádios Educativas” (projeto de cooperação da Solsef em parceria com a Diocese de Ponta de Pedras a ter início ainda em 2022, com o apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana), e conhecer o Plano de Pastoral Diocesano 2020-2024, de forma a perceber qual o tipo de trabalho e envolvimento que o grupo de voluntários terá.

Durante o fim-de-semana, o grupo participou ainda nas eucaristias comunitárias em São Brás de Alportel e em Santa Catarina da Fonte do Bispo, paróquias entregues ao cuidado dos Missionários do Espírito Santo no Algarve.

O projeto Missão Cor Unum, fruto da parceria entre a Sol sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo, decorrerá de 6 a 27 de setembro na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Município de Cachoeira do Arari, embora haja oportunidade para conhecer a sede da Diocese – Ponta de Pedras, que fica no Estado do Pará, Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *