Notícias
Solsef
1º Encontro Ponte 2017

 

Novo ano significa novo projeto Ponte em desenvolvimento, porque o Sol tem (e deve) nascer para todos, dia após dia. E só com o trabalho de todos é que é possível que isso aconteça.

São 10 os candidatos ao projeto Ponte de 2017, oriundos de norte a sul do país que, acompanhados por um padre Espiritano, em agosto rumarão até à ilha de Santiago, em Cabo Verde, para estar perto dos que estão longe.

O primeiro encontro de preparação e formação para este projeto teve lugar em Fernão Ferro, no passado fim-de-semana, no qual tivemos a oportunidade de crescer enquanto grupo, focando-nos em questões relacionadas com a fé, a oração e a logística necessária para este projeto.

A primeira etapa está terminada mas contamos com a oração de todos ao longo desta caminhada, porque serão 11 pessoas a partir em nome d'Ele e dos que cá ficam, que levaremos connosco no coração.


O grupo Ponte é constituído por 11 pessoas: 10 Jovens Sem Fronteiras vindos de norte a sul do país e um padre Espiritano. Este primeiro encontro teve como objetivos o interconhecimento do grupo que irá realizar em conjunto este projeto missionário, e assim iniciar a sua preparação.

 

Chegámos na sexta-feira à noite e começámos por conhecer o espaço que nos acolhia, conversar sobre o programa do encontro e descansar.

 

No sábado da parte da manhã contámos com a presença da Sol Sem Fronteiras, Joana Cruz e José Ramalho – secretária e vogal da direção, e também com o presidente desta organização, Nelson Gomes, para ficarmos a perceber melhor a importância da ligação dos Jovens Sem Fronteiras com a Sol Sem Fronteiras no projeto Ponte.


Trabalhos de grupo realizados pelos voluntários


Também pudemos escutar a partilha da história de fé do P. Edward, um padre missionário que nasceu e cresceu num meio familiar no qual a fé cristã era minoritária e num país completamente diferente do nosso – também em costumes e tradições –, mas que ainda assim decidiu seguir Jesus.


Na parte da tarde estiveram connosco a Irmã Sofia e o Padre Miguel Ribeiro para abordar a importância da oração e para nos falar sobre o que é o projeto ponte: um projeto de voluntariado ou uma missão?



Grupo Ponte com o P. Miguel e com a Ir. Sofia


Depois da participação na Eucaristia, em que nos demos a conhecer à comunidade, partilhámos a refeição com os JSF da paróquia. Nesta noite tivemos ainda uma pequena atividade lúdica preparada pelo grupo de Fernão Ferro, que contou também com a presença do grupo JSF do Barreiro para esta noite de convívio entre o grupo Ponte e os grupos da Margem Sul do Tejo.



Grupo Ponte com os Jovens Sem Fronteiras de Fernão Ferro e do Barreiro em noite de convívio


Na manhã de domingo, cada um de nós começou por partilhar um pouco mais de si e das suas motivações para este projeto ao grupo. Tivemos também a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Cabo Verde, o país que nos vai receber em agosto, e mais concretamente sobre a ilha de Santiago. Na parte da tarde tivemos um pequeno momento de logística, onde tratámos de questões práticas para a preparação desta caminhada.



Grupo Ponte
P. Tiago Barbosa, Elisa Ribeiro, Luciana Cunha, Nuno Velho, Ludimila Silva, Rita Coelho, Raquel Carreira, Ana Pereira, Margarida Catarino, João Branco e Ana Gabriela Loureiro

 

Agradecemos ao grupo de Jovens Sem Fronteiras de Fernão Ferro e a toda a comunidade paroquial por nos ter recebido de forma tão acolhedora neste fim-de-semana em que iniciámos a preparação deste projeto, que é de todos nós.


Este projeto conta com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude.

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt