Notícias
Solsef
51ª Assembleia Geral Ordinária

A 51ª Assembleia Geral da Sol sem Fronteiras decorreu no passado sábado, 10 de novembro, na Biblioteca de São Lázaro. Uma reunião para pensar o ano de 2019 e comemorar os 25 anos da Associação.


Pelas 14:00 horas, os sócios e amigos da Solsef começaram a chegar à sala principal da Biblioteca. À medida que entravam, deparavam-se com um globo e um bolo em tons de azul e amarelo, metáfora do trabalho que a Sol sem Fronteiras desenvolve desde 1993.




Bolo dos 25 anos da Sol sem Fronteiras



Um a um iam assinando a lista de presenças e tomando o seu lugar.


A Presidente da Assembleia, Patrícia Magalhães, tomou a palavra e deu as boas vindas aos presentes, expondo a ordem de trabalhos.


Em primeiro lugar, a Inês Souta, presidente da Direção Social, começou por indicar algumas alterações nos órgãos sociais da Solsef, nomeadamente na Direção Social e no Conselho Fiscal. Na Direção Social (DS), a suplente Jessica Sousa passa a secretária e no Conselho Fiscal, a Cátia Ferreira passa a presidente, João Gomes a vice e a secretária será a Ana Sofia Pereira. Também na Equipa Executiva, foi anunciado em contexto de Assembleia a contratação de Daniela Duarte como técnica de comunicação e marketing da Solsef.



 

Patricia Magalhães, Presidente da Assembleia Geral, e Inês Souta, Presidente da Direção Social



Seguiu-se a apresentação do Plano de Atividades para 2019, começando pelo eixo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.


No próximo ano, os projetos Capacitando Futuro, Aprendizagem Inclusiva e Refeitório Social continuarão a apoiar as comunidades onde decorrem. Para além disso, a Sol sem Fronteiras irá incluir na sua história o primeiro projeto fora dos países lusófonos: Centro Social no Reducto, Paraguai. Marcando assim a queda das barreiras e fortalecendo a parceria com a Família Espiritana.


Rita Coelho tomou a palavra e, enquanto responsável pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, apresentou os objetivos e as atividades deste eixo de atuação. O eixo do Voluntariado Internacional ficou a cargo de Jessica Sousa.


No seu discurso, Jessica mostrou o vídeo de apresentação dos voluntários do projeto Aprender Vivendo e divulgou tanto o destino da Ponte 2019 (Ribeira Afonso, São Tomé e Príncipe), como o nome da voluntária que irá partir para Itoculo (Moçambique) para um ano de voluntariado missionário, Gabriela Rodrigues.




Rita Coelho e Jessica Sousa, vogais da Direção Social da Soslef



Coube a outros membros da DS abordar os eixos estratégicos em falta, tais como a temática da Gestão Interna & Funcionamento, as Parceria Estratégicas, a Angariação de Fundos & Sustentabilidade Financeira e a Comunicação.


O Plano de Atividades para 2019 foi votado e aprovado por unanimidade dos presentes, tal como aconteceu com o Orçamento para 2019, apresentado pela tesoureira, Mónica Ferreira.


De seguida, Inês Souta, deu a conhecer as iniciativas que estão a decorrer neste momento, convidando todos os presentes a fazerem parte e inaugurou o momento de coffee break.


O sócios e amigos da Solsef aproveitaram para confraternizar e para visitar a banquinha solidária, contribuindo para o projeto Aprendizagem Inclusiva. Um projeto de cooperação para o desenvolvimento que decorre em Contuboel (Guiné-Bissau) e resulta, tanto da parceria da Solsef com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus, como do cofinanciamento do Instituto Camões.




Sofia Leite, Vice-Presidente, e os vogais Ricardo Peres e Inês Cepa



Depois do intervalo, foi apresentado o vídeo dos 25 anos da Solsef. Um vídeo que conta a história da Associação pela voz dos presidentes e membros colaboradores. Ainda um pouco emocionados, os presentes colocaram-se em torno no bolo de aniversário e em uníssono cantaram os parabéns à Associação.




Momento de cantar os parabéns e de cortar o bolo



Deliciados com o bolo de aniversário, foram feita duas chamadas para a Guiné-Bissau. Uma para Bissorã, onde está a Ana Sofia Tenreiro, Responsável pelo Acompanhamento do projeto Capacitando Futuro, e outra para Contuboel, onde está a Técnica de Projeto, Libertad Jimenez.



 

Momento de vídeo-chamadas para a Guiné-Bissau



Para finalizar, foi lida e votada a ata desta assembleia, marcando o fim deste encontro.


Agradecemos a todos os sócios e amigos da Solsef que guardaram a tarde de sábado para a marcar presença nesta AG e enviamos um sincero agradecimento à Biblioteca de São Lázaro pelo acolhimento. 

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt