Notícias
Solsef
Abertas inscrições para voluntariado 2016!

É oficial - abriram as inscrições para o projeto de voluntariado de curta duração Ponte 2016! 


Entre 23 de setembro e 15 de outubro poderá candidatar-se para o projeto de voluntariado de curta duração Ponte 2016. O destino do projeto será revelado apenas após o grupo estar todo formado. A fase de entrevistas decorrerá entre 16 a 23 de outubro.

Quer-se inscrever? Está preparado? Sente que agora é o momento?


Leia aqui o regulamento do projeto, de forma a perceber se se enquadra com as características do mesmo.

A inscrição será feita através deste formulário, e o respetivo envio dos documentos pedidos para info@solsef.org (cópia do CC, CV, número de contribuinte e uma fotografia).


Os voluntários do projeto Ponte 2015 deixam o seu incentivo... Veja o vídeo abaixo, e inscreva-se!


Testemunhos dos voluntários Solsef 2015:


Foi como um sonho que me candidatei, soube que ia e iniciei este caminho. Mas num dos anos mais difíceis da minha vida, a construção desta ponte não foi um sonho, aprendi e abdiquei de muito. Tive medo de não conseguir fazer algo que fizesse a diferença. Lá, soube que não ia fazer o que esperava. Após muita angústia, percebi que o melhor que podemos fazer é dar o nosso tempo e atenção de forma verdadeira e simples. E foi assim que voltei, sem vontade de voltar, com 7 irmãos na alegria, com um pouco de todas as pessoas que se deram a mim, mas com esperança de ter deixado um pouco de mim em todas as que me dei.

 

Adriana Cavaco - Ponte 2015, Queimados - Brasil


Cheguei ao Brasil num fim de dia de inverno, com 30 e muitos graus… Dia 1 de Agosto, primeiro dia de uma aventura que esperei 20 anos a realizar, que sonhei ser em África… O Brasil nunca seria uma escolha… mas Deus está sempre a recordarmo-nos que, como chamados, temos de estar disponíveis para ir onde for preciso.

Os 8, "caminheiros da alegria”, fomos engrossar a comunidade de 3 espiritanos da cidade de Queimados e durante um parco mês deixar uma pequena semente…

Sabíamos dos desafios e dos perigos, principalmente a insegurança… que na realidade não sentimos. Mas os desafios eram muito superiores ao que imaginei.

Fomos recebidos desde o primeiro minuto por pessoas sedentes de algum sinal, alguma esperança, só assim consigo explicar os abraços apertados e calorosos com que nos inundaram desde o dia 1 até ao dia 30, quando partimos.

Não salvámos nenhuma vida em Queimados. A vida continua lá sem a nossa presença, do mesmo modo que existia quando chegámos… Penso que a nossa maior missão, neste mês das nossas vidas, foi ser exemplo… exemplo de quem se dá, de quem é chamado e diz sim, de quem parte, de quem enfrenta os desafios, de quem tem fé, de quem se realiza…

Sabemos que deixámos muito pouco… uma pequena semente que pode ter caído em terra espinhosa… Mas viemos cheios! Do carinho que recebemos sem merecermos, e de uma vontade imensa de fazer muito mais… em Portugal, em África… quem sabe em Queimados… Onde o Espírito Santo nos enviar.

Chegámos 8 conhecidos, partimos de regresso 8 companheiros. Verdadeiros irmãos, confrades, que se apoiaram em todos os momentos de fraqueza… pelo cansaço, pelo sono, pela saúde debilitada, por falta de tempo… Verdadeiros missionários que sempre colocaram as necessidades da comunidade à frente das necessidades pessoais.


 

Elisabete Ferreira - Ponte 2015, Queimados - Brasil


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt