Notícias
Solsef
Feiras Solidárias Sem Fronteiras 2015

Feira Solidária Sem Fronteiras

A Feira Sem Fronteiras é um evento de solidariedade promovido por Sol Sem Fronteiras. Desde há vinte anos que é realizada em frente à Igreja de Nª Srª do Amparo, em Benfica – Lisboa, e tem-se estendido para outros pontos do país, contando anualmente com cerca de 6 feiras a nível nacional. Esta atividade tem como objetivo apoiar e angariar fundos para os projetos de desenvolvimento concretizados por Sol Sem Fronteiras, nomeadamente o projeto de voluntariado de curta duração "Ponte”, realizado em parceria com o movimento Jovens Sem Fronteiras.

O projeto de voluntariado de curta duração Ponte 2015 realizar-se-á este verão, no mês de agosto, em Queimados, Rio de Janeiro – Brasil, com o tema "Discípulos Missionários caminhando na Alegria”. Os 7 jovens voluntários (coordenados por um Padre Missionário Espiritano) irão integrar-se e trabalhar na comunidade de Queimados, nas áreas de educação, cidadania, saúde e pastoral.

O projeto "Ponte” nasceu há mais de 20 anos no seio dos Jovens Sem Fronteiras (JSF) e é desde 1993 desenvolvido em parceria entre os JSF e Sol Sem Fronteiras (Solsef).


 

Durante a Feira de Benfica


Feira de Benfica

 A Feira de Benfica ocorreu no habitual mês de maio, e contou com a colaboração de cerca de 50 jovens voluntários, entre eles voluntários Solsef, JSF e da Universidade Nova de Lisboa.

 Com a colaboração da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, foi durante o dia inteiro de sábado e a manhã de domingo que os jovens se tornaram feirantes por um fim-de-semana e venderam materiais oferecidos por diversas empresas, entre elas o AKI, a PRATIK, a AMBAR e a FATEBA, que contribuíram diretamente com Sol Sem Fronteiras para que este projeto se torne possível.

Durante o dia de sábado houve também um rastreio solidário orientado pelos voluntários na área da saúde (medicina e enfermagem), que mediram a tensão arterial e a glicemia capilar dos transeuntes, dando alguns conselhos práticos a quem os necessitasse.


 

Feira Sem Fronteiras em Benfica


Durante a Feira, e em cada venda feita, os voluntários explicavam aos compradores o valor social de cada prenda, em como cada compra era solidária e contribuía diretamente para o levar a cabo de um projeto de voluntariado para a cooperação num outro país lusófono, dando uma satisfação maior a cada transeunte por cada produto comprado. Desde livros, a sapatos, material de bricolage e de uso habitual, materiais úteis ao uso do dia-a-dia que foram sendo adquiridos pelas pessoas que passavam e sorriam com a causa apoiada.

 

Esta atividade é já uma tradição na paróquia de Benfica, onde se promove não só a solidariedade para com povos distantes, mas também o convívio entre a própria comunidade.

 

Feira do Douro

Gisela Barreiro | JSF Godim - Foi no fim-de-semana de 13 e 14 de junho que o Parque José Guilherme, em Paredes, recebeu novamente a Feira Solidária Sem Fronteiras do Douro. O dia começou bem cedo com alguns chuviscos, lançando-nos desde logo um desafio: arranjar uma estratégia para organizar todo o material para iniciarmos a Feira. Desafio este superado cerca de 1 hora depois com boa disposição à mistura. À medida que as pessoas se aproximavam, uns apenas para sondar e outros mesmo para comprar, explicávamos qual o destino dos lucros da nossa Feira, bem como apresentávamos o movimento Jovens Sem Fronteiras e a organização Sol Sem Fronteiras.

 A Feira, mesmo com chuva, foi realizada com sabor a missão cumprida. Muitos foram os Jovens Sem Fronteiras que ao longo destes dois dias se deslocaram para dar o seu pequeno contributo. Também durante o fim-de-semana pudemos contar com vários voluntários especiais, nomeadamente a Escola Secundária de Vilela que, mais umã vez, associou-se a nós. Um grupo esplêndido de jovens e professores, que deram o seu contributo tanto em bens materiais como em mão de obra. Dizer obrigado é pouco para o muito que fizeram.



Feira do Douro, com alunos da Escola Secundária de Vilela


Todos os materiais vendidos na Feira foram-nos oferecidos por diversas empresas (Ambar, Aki, Fateba, Pratik, entre outras) de forma a angariarmos fundos para o projeto de voluntariado de curta duração Ponte 2015, que terá lugar no Brasil. Não podíamos acabar esta noticia sem agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso de mais uma Feira Sem Fronteiras. Juntos fizemos "Nascer o Sol para todos”. 


Feira do Minho

Foi nos dias 20 e 27 de junho que teve lugar, no Campo da República em Barcelos a Feira Solidária do Minho, que contou, mais uma vez e como já é tradicional, com a participação dos Jovens Sem Fronteiras da região minhota.

Em dois fins-de-semana de sol e calor, a boa disposição reinou entre os jovens feirantes, que sorridentes acolhiam as gentes que passavam. Esta feira contou também com a presença do Presidente de Sol Sem Fronteiras Rui Branco, que marcou um encontro com os voluntários das equipas de voluntariado a nível nacional, e com a Minhota - Secretária da Direção Social - Salomé Peixoto, formaram os voluntários nas áreas da cooperação internacional para o desenvolvimento, na educação para a cidadania global e no voluntariado para a cooperação, tendo-se assim realizado o primeiro encontro de formação de voluntário Norte. Nesta formação estiveram presentes todos os elementos voluntários das equipas de voluntariado a norte do país.


Outras Feiras

Há mais Feiras Solidárias Sem Fronteiras este ano! A 11 de julho terá lugar a Feira Sem Fronteiras do Algarve, em S. Brás de Alportel (saiba como foi aqui) e ainda na Costa Oeste, em Peniche, no mês de agosto, teremos pela primeira vez esta feira, ainda sem data certa.



Conhece empresas que nos possam ajudar? Tem produtos para doar? Participe, envolva-se! Dê sugestões e contribua com esta causa solidária.



Juntos, fazemos o Sol nascer para todos.

Sol Sem Fronteiras

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt