Notícias
Solsef
Aprendizagem Inclusiva | Sétima sessão de formação em NEE

Na sexta-feira dia 14 de fevereiro, foi o dia da 6.ª sessão da formação em "Integração de Necessidades Educativas Especiais no Currículo Pedagógico”, no âmbito do projeto Aprendizagem Inclusiva (apoio ao desenvolvimento de capacidades do Centro Educacional Irmã Valdelícia (no setor de Contuboel, na Guiné-Bissau). Este dia, que contou com a penúltima sessão do Módulo 3 "Conceção e Apresentação de um Projeto de Intervenção com Base no Curriculum Pedagógico”, foi um dia marcante para a nossa voluntária Adriana Rente, que começa assim a ver chegar ao fim o projeto de voluntariado em Contuboel.



Adriana a ministrar a formação


A Sessão II tratou "Os Diferentes instrumentos/ferramentas no Trabalho do Professor”, onde se falou sobre a importância do planeamento pedagógico por parte do professor e as diferentes vertentes da realidade escolar a ter em conta para a sua execução, como as regras de uso dos espaços da escola, o calendário geral da escola, os projetos interdisciplinares, reuniões de pais e professores, avaliações e a formação continuada. Assim, é importante identificar quais as abordagens que permitem ao professor fazer chegar o conhecimento aos alunos. Desde a organização em sala de aula, com organização dos materiais, do tempo e do espaço, à organização pedagógica do professor, no currículo, apoio aos alunos, as diferentes estratégias e a avaliação. A sessão foi considerada muito útil para todos os formandos presentes, que querem introduzir na sala de aula já todos os conhecimentos apreendidos.



Esta formação decorre no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva", que conta com o cofinanciamento do Instituto Camões IP. A Solsef e a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus são as instituições parceiras responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação. 



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt