Sócio
Notícias
Solsef
Relatos do dia-a-dia: Senhor Pedro

A professora Maria Deotilde Carvalho Saraiva participou no projeto "Abraçar a Missão", em 2018. Ao longo do projeto missionário na Cidade das Neves, em São Tomé e Príncipe, visitou o lar de idosos "São Francisco". Lá, teve ocasião de conhecer, pelas palavras dos utentes, o trabalho das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, como é que decorre o seu dia-a-dia e as histórias de vida de cada um deles.

 

Nesta semana iremos aprofundar, através dos relatos da professora Maria Deotilde, a vida quotidiana do Senhor Pedro.


"O Senhor Pedro, também utente do lar de S.Francisco, também cabo-verdiano que veio trabalhar para as roças, residia na comunidade de Ponta Furada, bem longe das Neves, sem grande retaguarda familiar. O apoio domiciliário do lar levava-lhe todos os dias o almoço, quando ia levar os almoços à comunidade de Santa Catarina. Era um trabalho acrescido, pois tinha uma grande distância a percorrer até chegar ao sr Pedro.


Entretanto surgiu uma vaga no lar que ele aproveitou de imediato. E ainda se não arrependeu, diz com um sorriso de satisfação, pois ali sente-se amparado, tem um teto, alimentação, medicação e mais que isso, ali encontrou uma nova família para cuidar de si.


Pouco consegui saber do Sr. Pedro, a não ser a sua origem, a razão da vinda para S. Tomé e que tinha alguns familiares, mas como moravam longe não o visitavam. É pessoa pouco faladora, limita-se a responder às questões que lhe são postas e, com um olhar e um pensamento bem distantes, possivelmente em tempos passados. Assim passa os dias no terraço do lar, à sombra da frondosa árvore, junto dos companheiros da última jornada e, tenho a certeza, dando graças a Deus por ter encontrado aquele porto de abrigo."

Maria Deotilde Saraiva Carvalho

                                                                                                                                                                                             


Também podes conhecer ao Sr. Militão e ao Senhor Tomé, os outros habitantes do Lar, em outros Relatos do dia-a-dia.






O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt