Notícias
Solsef
VME | Dezembro em São Lourenço dos Órgãos (Cabo Verde)

A Juliana e o André estão em São Lourenço dos Órgãos, no centro da Ilha de Santiago em Cabo Verde desde outubro de 2019, num projeto de voluntariado missionário de longa duração. São casados, e têm colaborado ativamente no Jardim de Infância Marilúcia, na promoção de aulas de inglês para a comunidade e no Curso de Atendimento ao Público, na área de Hotelaria, no Centro de Capacitação de São Lourenço dos Órgãos. A par disso, também estão responsáveis pela formação de 200 jovens da Paróquia para o Crisma.

No primeiro Natal em Cabo Verde, contam-nos como tem sido este mês de dezembro.



Dezembro – Mês de Natal e Casamentos em São Lourenço dos Órgãos

 

Dezembro, mês do Natal, é para nós cristãos tempo de alegria e família. Ao iniciar a nossa jornada missionária sabíamos que iríamos celebrar esta quadra longe da nossa Casa. No entanto, sempre olhámos para este facto como uma oportunidade de partilha e uma forma de nos integrarmos neste novo lar que nos acolhe. Aquilo que vivemos nesta época foi tudo o que esperávamos e um pouco mais, pois o Natal é celebrado não só em família, mas especialmente em comunidade.

 

No Jardim Marilucia as crianças iniciaram cedo as preparações para a tão esperada Festa de Natal, quase 2 meses antes. Foi emocionante ver as nossas crianças, tão pequeninas, entre os ensaios de canções, poemas, danças e a encenação do quadro vivo de Natal. O Jardim vestiu-se a rigor com presépio, enfeites e presentes à mistura, ganhando uma nova cor e magia para receber as crianças e suas famílias antes de rumar à Igreja Paroquial para a apresentação dos atos. Como era de esperar, o esforço dos nossos pequenos cantores, dançarinos e atores foi recompensado, pois tudo correu lindamente, o salão encheu-se de sorrisos e orgulho no coração – Um verdadeiro momento em família!


 

Jardim Marilucia preparado para a Festa de Natal


Ao longo destes meses fomo-nos apercebendo que a noite de 24 de dezembro seria diferente daquilo a que estamos habituados. A Paróquia de São Lourenço dos Órgãos dinamiza o "Teatro de Natal” de que toda a gente fala. Ao contrário das nossas terras em Portugal, as famílias deixam a sua casa cedo, após um breve jantar e reúnem-se na Igreja Paroquial. O espetáculo começa por volta das 21h e estende-se para lá da meia-noite, sem intervalo, com música, dança tradicional, comédia e um lindo Quadro Vivo de Natal. Todos participam nesta bonita tradição que dura há mais de 50 anos, crianças, jovens e famílias. Por sua vez os espectadores, lançam "drops” e "chupetas” (rebuçados e chupa-chupas) para o palco consoante a prestação de cada número – o sucesso é constante, por isso é uma animação ver os artistas a correr pelo palco recolhendo as doçarias a cada vez que fecha o pano. A noite/madrugada termina com a Missa do Galo e a celebração do nascimento do menino Jesus, com direito a presépio vivo.



Festa de Natal na noite de 24 de dezembro


Ao almoço no dia de Natal a família reúne-se à volta da mesa com mais tranquilidade para degustar os pratos típicos, incluindo as fatias paridas. Tentámos também trazer um pouco de nossa casa, aventurando-nos na cozinha ao fazer algumas sobremesas para juntar à mesa já de si doce.

 

Descobrimos ainda que o mês de dezembro é um dos prediletos para casamentos na paróquia. Nos 3 últimos fins-de-semana tivemos outros tantos casamentos, pois para o povo cabo-verdiano este é um momento de reunir a família durante vários dias. Há festa antes, durante e depois do grande dia, as pessoas vestem-se a rigor e a igreja enche-se de cor e alegria. Fomos assim acolhidos com grande carinho e hospitalidade nas casas dos noivos, felizes por tomar parte desta grande celebração.

 

Entrámos em 2020 de coração cheio e energia redobrada para continuar a nossa missão.

 

"Nu sta djunto”

Juliana e André

 

__________

O Voluntariado Missionário Espiritano (VME) em Portugal nasceu a partir do Capítulo Provincial de 1990 que pediu que se lançasse esta estrutura, em colaboração com os outros instituto missionários. Hoje, é gerido por uma equipa que integra Espiritanos, Espiritanas, a Sol sem Fronteiras e leigos e leigas que apoiam os voluntários no seu discernimento para partir, fazendo o seu acompanhamento (pessoal, social, logístico, espiritual) ao longo do projeto de voluntariado. 

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt