Notícias
Solsef
VME nos Órgãos | A Missão não está de quarentena

Como em todo o mundo a Covid-19 também chegou a terras de Morabeza.


Ainda antes de ser confirmado o primeiro caso, a 20 de março, as autoridades governamentais anunciavam a antecipação das férias da Páscoa em todos os estabelecimentos de ensino e os Bispos das duas Dioceses de Cabo Verde suspendiam todas as celebrações e outras atividades religiosas a partir do dia 19 de março. Começava assim a luta contra esta pandemia. Mais tarde seria declarado estado de emergência nacional (de 29 de março até 17 de abril), a juntar ao estado de emergência hídrica que já havia sido anunciado em janeiro, devido à seca dos últimos três anos.


Encontramo-nos assim em quarentena e isolamento social desde 21 de março. À boleia desta situação todas as nossas atividades ficaram em suspenso - o Jardim Marilúcia, as aulas de Inglês, o apoio ao Centro de Formação, a preparação para o crisma e todos os encontros de grupo. Esta é uma missão a partir de casa, diferente de tudo aquilo que tínhamos imaginado.



Família Missionária


O povo Cabo-verdiano é um povo acolhedor, habituado a trabalhar na terra e a vender nas ruas, a estar junto em comunidade, a reunir-se na igreja como povo de Deus… tudo isto fica mais difícil quando a palavra de ordem é ficar em casa. Também nós tivemos de nos adaptar a esta nova realidade.


O nosso dia começa com a Celebração da Eucaristia, agora dentro de portas e apenas com a comunidade missionária. De manhã pomos mãos à obra e fazemos pequenos trabalhos de "manutenção e remodelação” da missão; de tarde planeamos as formações de Inglês e Crisma, preparamos aulas e tentamos manter o ritmo… Nesta terceira semana de quarentena começamos com aulas de Inglês para a família cá de casa, um momento de aprendizagem e descontração.



Nas aulas de inglês à família, e na apanha do espinafre na Missão


Tal como nós, a restante comunidade missionária tem também família e amigos no estrangeiro, em Portugal, nos EUA e pelo mundo fora. Vivemos esta pandemia não só em Cabo Verde, mas em união e oração com todos, principalmente dos que nos são mais queridos. É nestes momentos que tentamos ao máximo "estar perto dos que estão longe sem estar longe do que estão perto”.



André e Juliana na remodelação da Missão


 

Se na primeira semana nos dedicamos a concluir tarefas pendentes agora concentramos o nosso tempo na preparação do futuro, quando tudo voltar à "normalidade”. Continuamos cheios de força, cheios de fé e com o coração na missão.


 

Órgãos (Ilha de Santiago, Cabo Verde), 8 de abril de 2020

Juliana e André


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt