Notícias
Solsef
Voluntariado de Curta Duração 2015 - Brasil

Decorreu de 23 a 25 Janeiro na Paróquia de Nossa Senhora da Fé do Monte Abraão, o primeiro encontro de preparação para o projeto de voluntariado de curta duração "Ponte” 2015. Neste encontro estiveram presentes os oito jovens vindos de várias dioceses do país, que em Agosto partirão para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Queimados, Rio de Janeiro - Brasil. Destes oito jovens, seis pertencem ao movimento Jovens Sem Fronteiras (JSF) e dois foram selecionados pela SolSef para integrarem este projeto. O projeto denominado "Ponte” é um projeto do movimento Jovens Sem Fronteiras em parceria com a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Sol sem Fronteiras.



Grupo de Voluntários no primeiro encontro de formação


O encontro de formação foi marcado pela oração, formação, partilha e convívio. Estiveram presentes neste primeiro encontro de formação a Irmã Glória, representante do Voluntariado Missionário Espiritano (VME), que desafiou os jovens a levarem o testemunho de Cristo nas suas vidas aos outros; o casal Joca e Sandra, antigos JSF e também pertencentes à equipa do VME, partilharam a importância dos leigos na vida e na missão da Igreja; e como não poderia faltar, Sol sem Fronteiras também esteve presente, e através de várias dinâmicas formou os jovens no que é ser voluntário e integrar este projeto de voluntariado de curta duração.


Em Queimados, o grupo ponte irá trabalhar nas áreas da Educação e no serviço Pastoral, sendo que também fará outras formações em várias áreas. O grupo de voluntários irá "inculturar-se” e trabalhar nas necessidades locais de coração aberto e sem medo de arregaçar as mangas.


Partir num projeto de voluntariado de curta duração não é apenas pegar nas malas e voar até ao local da missão: em primeiro lugar tem que haver a consciência de que se leva uma paróquia e uma diocese, leva-se um movimento e uma ONGD e, acima de tudo, leva-se Deus na bagagem. Estas foram as certezas que os "pontistas” 2015 trouxeram deste primeiro encontro de formação.



Lema do Projeto
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt