Notícias
Solsef
Workshop: A Identidade da criança - Como correu?

Na passada segunda-feira, dia 20 de fevereiro, decorreu o 1º workshop do ciclo de workshops solidários 2017. Sob o tema "Identidade da criança”, as formadoras, Margarida Rodrigues e Rita Luiz, utilizaram diversas dinâmicas, durante as cerca de 3h de formação (das 19h às 22h). A estrutura pretendia levar as pessoas a refletir nas ligações que criam com as outras pessoas, nomeadamente com as crianças.



Em modo "dinâmica"


Tantos sorrisos, tantos contextos



E agora...Mãos à obra!


Como se inicia uma relação? Desde o momento em que conhecemos o outro, criamos uma ligação com ele. O que dizemos de nós? O que queremos saber dele? Quanto mais damos a conhecer de nós mesmos, mais espaço abrimos para receber do outro. Quanto melhor o conhecermos, melhor conseguimos trabalhar com ele. E as crianças, como são influenciadas pelo seu contexto? Com exemplos concretos do dia-a-dia, em jeito de partilha, cada uma solucionou problemas à sua maneira, percebendo que, por vezes, há formas melhores e mais positivas para resolver conflitos, situações, adversidades. E no final mãos à obra! Com poucos materiais (ou nenhuns) como criar atividades criativas, que sejam lúdicas mas pedagógicas, tendo em conta um mesmo tema a explorar?


Aqui ficam alguns feedbacks de algumas participantes:

 

"Uma segunda-feira muito bem passada; Uma segunda-feira bem aproveitada; uma segunda-feira que perdeu o ar de segunda-feira” são algumas das frases que posso usar para descrever o workshop sobre "a Identidade da Criança”. Ótimas formadoras, tema muito bem abordado. De certeza que, depois desta segunda-feira, não serei a mesma com as crianças e com certeza que elas vão adorar a mudança (quase radical). Parabéns a toda a organização! Pode parecer exagero, mas este dia mudou a minha perspetiva sobre muitos aspetos relacionados com a criança. Eu verdadeiramente "Amei”! Muito obrigada por partilharem a vossa experiência comigo e com todas as meninas presentes. É sempre bom aprender com quem se mostra interessado em ensinar…

Carolina Gustavo, 16 anos


O workshop sobre a "Identidade da Criança” organizado pela Solsef foi muito bom! Não se prendam por acharem que são apenas palestras ou uma seca… não! Não é mesmo nada disso… Excelentes formadoras, com conhecimentos, experiência(s), uma clima super agradável e descontraído… Uma segunda-feira que valeu muito a pena. Não custa nada tentar, tenho a certeza que não se vão arrepender! Só tenho a agradecer à Solsef por me ter permitido presenciar momentos destes que, com certeza, ajudar-me-ão a lidar melhor com crianças, a pensar mais nelas e a agir melhor.

Andreia Rosana, 18 anos

 

Assim foi este primeiro workshop. Atrevem-se a vir experimentar o próximo?

 

 

É já dia 25 de março, das 10h às 13h, na (também tua) Solsef. O tema, desta vez, é ligado à Saúde. "A minha farmácia caseira” pretende esclarecer, ensinar e ajudar cada um de nós a organizar a medicação que tem em casa, bem como dar algumas dicas úteis sobre tratamentos. 


E tu, vens ajudar o sol a nascer um pouco mais para todos, participando no workshop de março?


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt