Donativo
Notícias
Solsef
A primeira semana de Voluntariado Internacional do Ricardo

O Ricardo Peres é Jovem sem Fronteiras e membro da Direção Social da Solsef. Dedicado e disponível a ajudar, começou este ano da melhor forma: vivendo a sua primeira experiência de Voluntariado Internacional.


Na Guiné-Bissau estará a acompanhar a implementação do projeto: "Capacitando Futuro”, em Bissorã (região de Oio), e a ajudar nas formações de "Edificando Educação”, em Calequisse.


Nesta primeira semana, a emoção tem sido muita. "Vêm-me as lágrimas aos olhos várias vezes ao dia” – revela-nos e acrescenta:


"Chegar a Bariepinde e ver o parque infantil, refeitório e despensa construídos e a escola pintada foi um sentimento tão forte, mas tão forte que é impossível transmitir a quem quer que seja, sem que o visite. Uma alegria, um orgulho, uma satisfação… não há palavras que descrevam o sentimento que me vai na alma…


Ver que os alunos agora têm melhores condições para comer no período escolar, um local para guardar os utensílios da cozinha, uma escola rejuvenescida e um local para brincar (porque também é um direito da criança) é algo que me alegra tanto… A mim e às crianças da tabanca…. Vê-se o brilho no olhar de cada um e um sorriso estampado na cara que vai de orelha a orelha.


Nos últimos dois dias estivemos em Bariepinde para uma formação de Primeiros Socorros junto da comunidade (a maioria dos participantes são mulheres) onde além dos ensinamentos dados, foi deixada uma mala com utensílios de primeiros socorros e também houve momentos para viver em união com um pequeno "mata-bicho” e um almoço comunitário.


As pessoas recebem-nos como se já nos conhecessem há anos, são de uma simpatia enorme e estão sempre disponíveis para ajudar, são um exemplo de comunidade.


O amor com que somos recebidos acho que é o "amor ao próximo” que tantas vezes ouvimos falar. É uma satisfação trabalhar com e para esta comunidade!


Esta semana vamos percorrer as tabancas de Batau, Bajob e Mata Ucó com a mesma formação, vamos dando novidades!”


E nós ficaremos à espera, Ricardo. E agradecemos-te pelo que estás a fazer!




Ricardo Peres e os meninos de Bariepinde

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2018 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt