Donativo
Notícias
Solsef
Abraçar a missão | O 4º encontro

Dando continuidade à sua formação, no passado fim de semana de 30 de abril e 1 de maio, o nosso grupo de voluntários do projeto Abraçar a Missão reuniu-se em Fátima, na casa do Apostolado dos Leigos. Contámos com a habitual presença de Rui Branco e contámos ainda, já no segundo dia, com as presenças de Joana Cruz e José Ramalho, membros da Solsef, e do Pe. Tony Neves.

 
 

Este encontro trouxe também a possibilidade de o grupo experienciar, pela primeira vez, a vida em comum. Foram dois dias de conhecimento, de desafios e de experiências, todos enquadrados no ‘saber-estar’ e no ‘saber-ser’.

O primeiro desafio foi o da divisão do grupo em dois e sequente atribuição de tarefas, sob a coordenação de Paula Silvestre e Paulo Victória. Outros desafios se seguiram: desde compras da alimentação, sua gestão e preparação, a reportagens de rua, à organização e planeamento das atividades nas diversas áreas de intervenção (Educação, Saúde, Agronomia, Cidadania, Justiça e Paz).

 
 
 

Pontos a destacar deste encontro: 1.º, a alegria, amizade e companheirismo, instalados cada vez mais no grupo; 2.º, a organização, planificação e calendarização das atividades das áreas de intervenção; 3.º, a crescente aprendizagem dos saberes ser e estar enquanto um todo, enquanto um conjunto de singularidades que se une pelo sonho do voluntariado missionário.

 
 

Outro ponto a salientar, já no registo de formação, foi a participação do Pe. Tony Neves que, recém-chegado de Angola, nos colocou a par, de uma forma vívida, do atual contexto sociocultural do país.

 
 

A avaliação deste encontro de dois dias é muito positiva. Queremos e continuaremos a fazer com que este projeto pioneiro, que reúne a LIAM, o MOMIP, os Espiritanos e a Solsef, seja frutífero, que espelhe e espalhe a alegria e a cooperação entre duas gentes e países irmãos.

 
 

O próximo encontro formativo acontecerá dia 25 de junho. Até lá, outros convívios e atividades serão dinamizados pelos vários voluntários. Tais informações serão dadas oportunamente e pelos meios habituais de comunicação.

Abraçar a missão, um sonho conjunto que nos faz caminhar!

 
 
 

Notícia escrita por Cláudia Viana

(Voluntária do Projeto Abraçar a Missão)

Para quaisquer informações ou colaboração neste projeto contactar:

Telemóvel: +351 960 225 472 | +351 910 101 502

E-mail:info@solsef.org