Desde o dia 28 de julho que os voluntários do Abraçar a Missão chegaram à comunidade das Neves.
Na segunda semana de trabalho, os 12 leigos e 1 padre espiritano já começaram a sentir o impacto positivo do projeto na comunidade e em cada um deles.
Na horta, as plantas cultivadas já estão a germinar, graças ao clima tropical. Quanto à construção do Refeitório Social, as obras avançam paralelamente ao processo de aprendizagem da equipa que tem de se adaptar ao trabalho totalmente manual.
Horta a germinar | Construção do Refeitório Social
Por outro lado, as formações em Matemática, Português, Saúde, Expressão Musical e Pastoral terminaram com sucesso. De tal forma que, no dia 4/agosto, os participantes receberam os seus diplomas.
Nesse mesmo dia, a equipa do Abraçar a Missão recebeu a visita de várias autoridades e juntos foram conhecer o projeto de cooperação que está a nascer e, ainda, visitaram as instalações da missão das neves.
No domingo (5/agosto), era dia da Festa em Honra da Senhora das Neves e o grupo de voluntários participou nesta comemoração tão importante para a comunidade local. Até ao anoitecer "as pessoas permaneceram alegres e felizes”, refere o Pe. Nuno, voluntário do projeto.
Festa em Honra da Senhora das Neves
Durante a semana, os voluntários continuaram a concretizar as atividades que já fazem parte do quotidiano de cada um.
A partir do dia 10/agosto, o apoio à área de saúde começou a funcionar a tempo inteiro na enfermaria do lar de idosos, onde prestará os cuidados básicos de saúde a toda a comunidade.
Atividades no ATL | Cuidados Médicos na Comunidade das Neves
Durante esta semana que agora começa (13/08 a 17/08), os voluntários do Abraçar a Missão irão começar com as formações de primeiros socorros e com as consultas de saúde oral.
Acompanha-nos para saberes como vão correr essas formações.
O Projeto Abraçar a Missão - Voluntariado Sénior contou com o apoio do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem na modalidade de apoio anual do Instituto Português do Desporto e da Juventude IP.