Notícias
Solsef
Abraçar a Missão | Terceira Semana

A terceira semana de voluntariado internacional em terras de São Tomé e Príncipe está a correr bem. A Mónica Ferreira, tesoureira da Solsef, também já se juntou ao grupo de voluntários, para acompanhar e ajudar nas atividades de desenvolvimento sustentável que constituem o projeto Abraçar a Missão.


No dia 13/agosto, os voluntários saíram bem cedo da casa onde estão alojados e dirigiram-se a Ribeira Afonso, localidade onde funciona o Centro Social de Apoio à Infância (CSAI), pertencente à Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.


O CSAI é um centro social especial tanto para a Sol sem Fronteiras como para os Jovens Sem Fronteiras, porque o mesmo foi construído no âmbito do projeto de cooperação com o mesmo nome. O objetivo específico deste projeto era proporcionar um centro socio-sanitário com condições adequadas de acolhimento, a fim de disponibilizar serviços de saúde materno-infantil, na localidade de Ribeira Afonso.


Entre 2000 e 2005 decorreu aquele que consideramos o maior projeto da Solsef, que contou com o cofinanciamento da Comissão Europeia e do IPAD. Graças à construção, equipamento e formação dos funcionários, cerca de 500 mulheres e crianças beneficiam por ano de consultas clínicas e cuidados médicos.





Centro Social de Apoio à Infância em Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe)



No dia 14/agosto, "nasceu por terras de S. Tomé” [um dia] ainda mais importante”, recorda o Pe. Nuno Rodrigues, voluntário do projeto. A importância do dia é justificada pela Cerimónia de Colocação da 1ªPedra no Refeitório Social. Uma celebração que contou com a presença do Presidente da Câmara das Neves, com o Delegado Escolar do Ministério da Educação, com o Diretor Pedagógico da Escola da Mãe Clara e com a Irmã Lucía.


"As crianças do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo abrilhantaram a cerimónia, com a entoação de várias canções e do Hino Nacional”, conta-nos o Pe. Nuno.


De forma a marcar esta data, a Angelus TV marcou presença, fazendo uma reportagem completa sobre o projeto de Cooperação que está em desenvolvimento na comunidade das Neves.





Cerimónia de Colocação da 1ªPedra para o Refeitório Social na comunidade das Neves



Nos restantes dias da semana continuam as tarefas nas diversas áreas. Ao que se acrescenta os passeios pelas tabancas mais próximas com o objetivo de conhecer a população e com ela partilhar histórias de vida, criando memórias em cada um.


Na área da saúde, os voluntários ajudaram a arrumar e organizar a Farmácia da Residência das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Paralelamente, a Catarina Fontainhas e a Susana Bandeira deram início às consultas de saúde oral. Nestas consultas, houve tempo para conversar com os utentes sobre como podem continuar a cuidar dos dentes, transmitindo algumas dicas práticas essenciais para o dia a dia.





Consultas de saúde oral


A 25/agosto, os voluntários do Abraçar a Missão estarão de volta a Lisboa. Até lá, ainda há 10 dias de trabalho e de dedicação à comunidade das Neves, em que se tentará cumprir o lema: "Abre o coração. Ama o irmão”

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt