Notícias
Solsef
Abraçar a Missão | Primeira Semana

"O que mais nos encheu o coração, foi o povo”, é desta forma que o Pe. Nuno, voluntário, recorda um dos primeiros dias na comunidade das Neves (São Tomé e Príncipe).


Os voluntários do Abraçar a Missão foram recebidos com uma enorme alegria e com um sentido de agradecimento que se manifestava em cada pequena conversa. O primeiro contacto com a comunidade decorreu no domingo 29/julho, depois da missa na Igreja das Neves, momento em que os voluntários ofereceram balões às crianças e terços aos adultos.




Voluntários com a comunidade após a missa



Depois do almoço, seguiu-se a reunião de planificação das ações a serem desenvolvidas nas áreas da educação, saúde, construção civil e agronomia.


Como não há tempo a perder, na segunda-feira, bem cedinho, o grupo dividiu-se e começaram as atividades. O Adelino, a Rosa e a Susana deslocaram-se à horta da casa das Irmãs para ajudar três jovens a plantar produtos hortícolas. A Luísa partiu, com uma equipa, para Santa Catarina, com o objetivo de distribuir alimentos aos mais idosos. 




Trabalho na horta comunitária



O Fernando, acompanhado por elementos da comunidade, começou a planear qual o material necessário para iniciar a construção do refeitório e cozinha sociais. Esta construção faz parte do projeto de cooperação: "Refeitório Social”, desenvolvido com a Solsef e com parceiros do Abraçar a Missão: MOMIP, LIAM e Missionários do Espírito Santo.  





Fernando no planeamento das construções para o Refeitório Social



O restante grupo de voluntários começou com as formações de Matemática, Português, Saúde, Expressão Musical e Pastoral e, também, acompanharam as crianças no ATL, organizando jogos tradicionais.




Formação na comunidade das Neves



"O povo está sedento de aprendizagem”, diz-nos o Pe. Nuno, o que é mais um bom motivo para as formações continuarem e terem êxito. 


Durante os outros dias da semana, as formações continuaram, bem como as atividades de manutenção da horta e de concretização do Refeitório Social.


Em breve teremos mais notícias. Acompanha-nos!

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt