Notícias
Solsef
Projeto Capacitação Pedagógica | 1º mês de Adriana Rente em Bafatá
A Adriana Rente, formadora com uma ampla experiência na formação de professores, está prestes a completar o seu primeiro mês de trabalho voluntário em Bafatá (Guiné-Bissau), no âmbito do projeto Capacitação Pedagógica, que decorre em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá e com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P..

A Adriana é uma formadora sénior cuja seleção e recrutamento foi feita pela associação Ser Mais Valia. Ao seu cargo está a implementação do curso formativo A preparação do trabalho docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica)e a sua implementação (a prática dos processos de Ensino-Aprendizagem), que começou no passado dia 4 de outubro e que durará até ao mês de dezembro com a intenção de fortalecer as competências pedagógicas do corpo docente das três escolas abrangidas pelo projeto: o Liceu Leopoldo Pastori, a Escola Missionária São Francisco Xavier e o Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus.


Capacitação Pedagógica Solsef

A formadora Adriana Rente a partilhar ideias com uns formandos


Conteúdos do Módulo I da formação


Durante estas quase quatro semanas, a Adriana já tem trabalhado com os professores das três escolas no Módulo I da formação, Processos de Ensino-Aprendizagem, tanto em sessões teórico-práticas em sala de aula como em tutorias mais personalizadas, com trabalho individual ou em pequenos grupos.


A formação começou uma introdução dos fundamentos teóricos de processos de ensino-aprendizagem. Já com um marco teórico mais robusto, os formandos aprofundaram nas etapas da intervenção educativa e práticas de ensino eficaz, com explicações teóricas, participação em diferentes dinâmicas e exemplos que ajudaram a clarificar cada uma destas práticas. Por fim, para acabar com o conteúdo programático do Módulo I, a Adriana está a trabalhar com os formandos os elementos que intervêm na planificação e na organização curricular-pedagógica.


Queremos muito agradecer à Adriana a sua disponibilidade para sair da zona de conforto e partilhar o seu vasto conhecimento na área da pedagogia. Um obrigado muito especial também a Maria Fernanda Gomes e Edite Morujão por facilitar a colaboração institucional da Ser Mais Valia, ao professor Nicolau Borges pela ajuda a estabelecer pontes na certificação das formações e à CFAE- Centro Oeste pelo trabalho de certificação desta formação em Portugal.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt