Notícias
Solsef
Animação Sociocultural em Calequisse

Agora que a nossa técnica de projetos, Libertad Jiménez, está de volta da Guiné-Bissau, o Ricardo Peres, membro da Direção Social, continua em Calequisse a acompanhar as formações de Animação Sociocultural que estão a decorrer nas 4 tabancas (Bajob, Batau, Bariepinde e Mata de Ucó), através do formador Laudêncio, da ADPP. 



Formador Laudêncio, da ADPP Guiné-Bissau, começa a explicar o que são as competências pessoais.


As formações já terminaram em Bajob e em Mata de Ucó e estão neste momento a acontecer na tabanca de Batau. Mas estas formações são especiais – desta vez, o público principal não são as mulheres ou os líderes da tabanca – não são os adultos! O público destas formações são mesmo as crianças das escolas primárias.

No entanto, estão também a ser formados os professores para que, posteriormente, possam manter vivas estas noções de animação sociocultural e possam continuar a potenciar este tipo de atividades.


 

Momentos de descontração - à esquerda, as crianças de Mata de Ucó ouvem uma história; à direita, as crianças de Batau fazem uma dinâmica de apresentação.


E este público não é muito irrequieto? Por isso mesmo as formações funcionam de uma forma muito prática, para que as crianças apreendam os conceitos de uma forma clara e vejam como competências pessoais e sociais se traduzem em jogos, brincadeiras e atividades lúdicas. 


Para tal são feitas várias dinâmicas, são ensinadas várias musicas, os alunos contam historias e realizam-se alguns jogos mais simples, como o de imitar um animal, ou decorar a disposição da sala, sair e ao regressar identificar todas as alterações efetuadas. No final de cada formação, antes da entrega de certificados há sempre espaço para uma pequena partida de futebol onde todos os alunos jogam para reforçarem as relações entre si.

 

Nestes momentos, as crianças reconhecem e trabalham questões acerca de si próprios, como a auto-estima, a atenção, a expressividade e a liderança mas também acerca da sociedade e da comunidade em que se inserem, como a interajuda, a gestão de conflitos, a cooperação, a coordenação e a comunicação.


 

Dinâmica de Cooperação e Coordenação - a caneta tem de entrar na garrafa e todos têm um fio! Será que se orientam? (Batau e Mata de Ucó)



Dinâmica de interajuda e gestão de conflitos - cada grupo tem várias peças para criar cinco quadrados mas não podem falar entre si. (Mata de Ucó)


Depois de conhecidos e compreendidos estes conceitos, passamos à parte que fica nas mãos das próprias crianças – desenvolver trabalhos de grupo sobre atividades socioculturais que podem fazer na escola, em que têm de explorar o objetivo e os efeitos dessa atividade. No final, vamos um passo mais longe e tentamos que as crianças planeiem e preparem uma atividade sociocultural fora da escola, a apresentar aos encarregados de educação e à comunidade.


 

Grupos de trabalho a planificar uma atividade sociocultural, tendo em conta o que aprenderam nas sessões anteriores (Bajob e Mata de Ucó)


 

Apresentação dos trabalhos - à esquerda, apresentação de um trabalho de grupo e à direita de um trabalho individual (Bajob e Mata de Ucó).


 

Até agora Mata de Ucó e Bajob mostraram ter crianças cheias de ideias e muito participativas! Em Batau também está a correr bastante bem. Diz o Ricardo que "no início todas as crianças são mais reservadas e quietinhas, mas depressa se entregam à formação e alegremente participam nas atividades e ainda pedem mais. Penso que o brilho dos seus corações se reflete nos seus sorrisos e nos olhares de cada um em cada momento partilhado connosco.”


 

Entrega dos certificados e fotografia final - 2º classe da Escola Primária de Bajob, com os professores, o formador, e o Ricardo.



 

Entrega dos certificados e fotografia final - Todos os alunos da Escola Primária de Mata de Ucó, com o professor, o formador, e o Ricardo.


Estas formações são realizadas no âmbito do projeto Edificando Educação, cofinanciado pelo Camões, I.P.

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt