Notícias
Solsef
Aprender Vivendo | Primeira semana

 

Já passou algo mais de uma semana desde que os voluntários do projeto "Aprender Vivendo” chegaram a Contuboel.


De acordo com o que nos contam os voluntários, apesar das dificuldade que alguns sentiram a adaptar-se ao clima - nesta altura muito quente e húmido - o grupo foi muito bem recebido e já começou a trabalhar a todo o vapor. Nesta primeira semana já deram início ao desenvolvimento de algumas das atividades de cooperação com o Centro Educacional Irmã Valdelícia (CEIV), bem como se iniciaram as formações de curta duração de Português e Matemática, workshops de Inglês e Cuidados de Saúde. Ainda iniciaram também algumas formações dirigidas aos Professores, que contaram com uma grande adesão, e que irão contribuir para o reforço educativo na região de Contuboel.


A voluntária Mariana fala-nos da forma de ser da comunidade: "É impressionante a capacidade intercultural deste povo, a forma respeitadora como todos convivem entre si, católicos, muçulmanos, de etnias distintas, e também a forma como nos respeitaram, a nós, como católicos e hóspedes.”


A Mariana à conversa com um miúdo de Contuboel


 

Também a comunidade está a partilhar com os voluntários as suas tradições e as suas formas de agir e de se relacionarem. O João testemunha assim: "Sinto que tenho muito a aprender com este povo, aqui a nossa mente fica mais aberta ao contacto com as pessoas que nos rodeiam. Um dos momentos especiais foi, sem dúvida, quando a seguir à minha primeira formação de matemática, um dos alunos me ensinou a fazer a minha apresentação em Crioulo para que seja mais fácil vencer a barreira linguística e chegar da melhor forma a este povo maravilhoso”.


 


O João durante as explicações


 

Completada a primeira semana, tendo feito todas as atividades a que se propunham e com tão forte acolhimento sentido em Contuboel, os voluntários estão muito motivados para enfrentar os próximos desafios. Fica atento para conhecer as próximas novidades!


Este projeto de voluntariado surge da parceria entre aEscola Secundária de Peniche, oAgrupamento de Escolas de Penichee oAgrupamento de Escolas de Atouguia da Baleiacom a Sol sem Fronteiras.

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt