A Missão Católica de Tubebe foi fundada em 1992. Passados mais de 26 anos, a Missão prossegue, agora nas mãos das Irmãs Espiritanas: Fernanda, Maria e Cristina.
As Irmãs são responsáveis pela gestão do Posto de Saúde de Tubebe, onde mais de 1 500 utentes são atendidos por mês; pela direção do Centro Pré-Escolar Menino Jesus de Tubebe, frequentado por cerca de 100 crianças dos 3 aos 6 anos de idade, pela coordenação dos Grupos de Trabalho de Mulheres para a Transformação de Alimentos, com mais de 60 associadas, e ainda pelas ações Pastorais em Caió.
NA ÁREA DA SAÚDE
A equipa é composta pela Irmã Fernanda e por duas agentes de saúde comunitária: Julieta e Cecília. Juntas, trabalham no Posto de Saúde de Tubebe, onde se dedicam ao:
O Posto de Saúde de Tubebe não atende apenas os habitantes de Tubebe, como também as comunidades circundantes, que se distanciam entre 3 a 8 km do Hospital de Caió, de um serviço ambulatório.
As tabancas abrangidas são as seguintes: Kajegut, Kaiomete, Tomabo, Ponta de Cambo, Ponta de Pedra, Mato Kajegut, Decante, Belabate, Bissoi, Popal e Bihangai.
Tabancas abrangidas pelo Posto de Saúde de Tubebe
A Missão Católica de Tubebe conta com o apoio de mecenas, tais como a Cooperação Portuguesa e a Cáritas Diocesana, para o desenvolvimento das atividades de ação social de uma forma continuada. Durante décadas, a Missão coordenou a Escola sem Fronteiras de Tubebe (atualmente transformada em Liceu), projeto promovido pelos Jovens sem Fronteiras e cofinanciado pelo Instituto da Cooperação Portuguesa e a Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento.
O trabalho social das Irmãs é reconhecido desde o ponto de vista da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, pelo que as Espiritanas são consideradas parceiras com credibilidade perante um trabalho profissional, sério e meticuloso.