Notícias
Solsef
As palavras do Ricardo, em voluntariado na Guiné-Bissau

As palavras do Ricardo e o sentimento que transmitem:


Já passou quase um mês desde que cheguei à Guiné-Bissau e recordo-me de cada dia como se o tivesse vivido hoje. O carinho com que este povo nos recebe e nos trata é de tal forma acolhedor que se torna inesquecível.


Cheguei a Calequisse com o propósito de acompanhar o processo logístico das formações realizadas no âmbito do projeto "Edificando Educação”, cofinanciado pelo Instituto Camões. A formação em Primeiros Socorros foi a primeira a realizar-se. As mulheres encheram as salas das Escolas Primárias de Batau, Bajob, Bariepinde e Mata de Ucó, conciliando as tarefas domésticas com a vontade de aprender.




Formação em Primeiros Socorros, na Mata de Ucó (Guiné-Bissau)



Neste momento está a decorrer a formação em Animação Sociocultural. Esta, destinada às crianças, pretende desenvolver as competências pessoais e sociais, realizando diversas dinâmicas para os meninos e as meninas brincarem, simplesmente. Depois desta formação, decorre a de Pedagogia, que terá os professores como alunos.




Formação em Animação Sociocultural, Bajob



Do que tenho vivido, consigo destacar três aspetos: a pobreza, a riqueza e a importância de ajudar. A ‘pobreza’ pelas condições em que as pessoas vivem, sem eletricidade e sem água canalizada. Dificuldades que são enfrentadas com tal naturalidade, que me faz ver que os nossos problemas são apenas um mero comodismo.



Quanto à ‘riqueza’, refiro-me à riqueza pessoal, nomeadamente ao amor que cada um deposita no que faz e à simplicidade com que vivem. Refiro-me à união na comunidade, à confiança que depositam no outro e à fé que têm e demonstram em Jesus Cristo.



Por último, ‘a importância de ajudar’ e é aqui que todos nós entramos. Pessoalmente sinto-me privilegiado por poder acompanhar este projeto e ao mesmo tempo poder ver, com os meus próprios olhos, projetos anteriores: o Liceu Daniel Brottier e a Escola-Ciclo Liberman. Projetos que se transformam num futuro risonho para as crianças e jovens de Calequisse.



É no seguimento desta importância de ajudar, que me despeço deixando esta frase de Madre Teresa de Calcutá: "O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela, o oceano será menor…”



Formação em Primeiros Socorros, Batau | Formação em Animação Sociocultural para os 

alunos do 2ºano de Bajob com o Ricardo


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt