Notícias
Solsef
Aprendizagem Inclusiva | Quinta sessão de formação em NEE

Na 3.ª sessão de formação de "Integração das Necessidades Educativas Especiais no Currículo Pedagógico” do Módulo 2 (Distinção entre os vários tipos de N.E.E.s e inclusão das pessoas com N.E.E.s na família, na escola e na sociedade), a formadora, Adriana Rente, apresentou as deficiências visuais e auditivas. Para isso, a sessão foi dividida em dois blocos, um teórico e um prático. 


Na componente teórica, foram explicadas as diferentes dificuldades e tipos de deficiências visuais e auditivas existentes. Foi também apresentada a anatomia do olho e do ouvido, as respetivas deficiências associadas e as causas (se hereditárias, se congénitas, ou outras causas) e as consequências da inserção escolar e social da criança. Na componente prática, a Adriana Rente preparou um conjunto de dinâmicas para que os formandos se colocassem na pele de alunos com N.E.E.s. Esse exercício foi uma oficina de imitação, que tornou a sessão mais prática e permitiu aos professores perceberem como se sentem os seus alunos que padecem destas limitações.



Componente teórica: professores na pele de alunos com N.E.E.s


Esta formação decorre no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva”, que conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. A Solsef e a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus são as instituições parceiras responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt