Notícias
Solsef
Biblioteca de Itoculo - Ponte 2018

Entre 2013 e 2014, o projeto Aprender para Desenvolver edificava-se em Itoculo (Moçambique). O objetivo era reforçar as infraestruturas de aprendizagem nesta vila, através da construção e equipamento da primeira biblioteca e sala de informática.


O projeto, apoiado pelos Missionários do Espírito Santo, teria um papel essencial na formação de um olhar crítico e no aprofundamento dos conhecimentos dos jovens que a frequentariam.


Atualmente, a biblioteca de Itoculo continua a funcionar e os voluntários do projeto Ponte de 2018 foram visitá-la. Pelas palavras dos pontistas é possível conhecer esta infraestrutura de desenvolvimento intelectual e compreender a sua importância para a sociedade.


"Tem uma sala de estudos, relativamente, boa e em boas condições. Diversos livros, tanto escolares como também de histórias humanas interrelacionais e interculturais. Com esta biblioteca, os estudantes têm sempre acesso aos livros e ao mundo digital, com os computadores, internet, fotocopiadora, etc (…), possibilitando contactos com o mundo para além dos que estão ao redor. Nela são lecionados alguns cursos, como por exemplo, inglês, informática, reforço escolar e entre outras atividades”.


Desde a sua abertura que a "biblioteca é frequentada por alunos e professores”. A sua posição estratégica e o facto de estar aberta a todos fomenta a presença de quem está perto e convida os que vivem nos arredores a virem fazer pesquisas, trabalhos ou ler um livro.


A biblioteca de Itoculo é uma das infraestruturas que atestam um dos valores da Solsef: apostar no desenvolvimento sustentado das comunidades.



 


Formação em Ciência Divertida e em Informática nas salas da biblioteca de Itoculo




Atividades lúdicas na biblioteca: treino da direita, esquerda, cima e baixo

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt