Notícias
Solsef
Capacitação Pedagógica | Recrutamento das Formadoras
Um dos objetivos do projeto Capacitação Pedagógica, que decorre em três escolas de Bafatá (Guiné-Bissau) em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá e com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P., é a capacitação do corpo docente. Para tal fim foram programadas três formações, que serão ministradas durante o próximo ano escolar 2021-2022, cujo processo de preparação está quase finalizado. Por um lado, a organização Ser Mais Valia já concluiu o processo de recrutamento das formadoras (Adriana Rente, Teresa Pessoa, Teresa Santos e Margarida Cabral), como também a entidade CFAE Centro Oeste concluiu o processo de acreditação das formações em Portugal e o recrutamento da assessora pedagógica Daniela Ferreira para a primeira formação «A preparação do trabalho docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica) e a sua implementação (a prática dos processos de Ensino-Aprendizagem)» que será ministrada. Falta apenas a acreditação na Guiné-Bissau, onde o procedimento está a ser gerido pelo Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE).

Recrutamento das Voluntárias pela Ser + Valia


A Ser Mais Valia é uma associação de voluntários portuguesa, constituída por cidadãos com mais de 55 anos, que pretendem partilhar e rentabilizar os seus conhecimentos, competências e experiências profissionais em projetos de cooperação e desenvolvimento. No âmbito do projeto Capacitação Pedagógica, cofinanciado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela Solsef em parceria com a Cáritas de Bafatá, a Ser Mais Valia foi a instituição responsável pelo recrutamento das formadoras seniores que irão lecionar o programa de formação contínua em Bafatá, na Guiné-Bissau. 

Durante os três meses de duração de cada curso, as voluntárias trabalharão em Bafatá, na Guiné-Bissau, com os professores das escolas abrangidas pelo projeto (Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus, Escola Básica São Francisco Xavier e Liceu Leopoldo Pastori), com o intuito de melhorar as suas competências em diferentes áreas chave e assim melhorar a qualidade educativa nos respetivos centros escolares.

Adriana Rente, com uma ampla experiência em voluntariado internacional e com quem já trabalhamos anteriormente, é a professora sénior que ficou responsável pela implementação da primeira oficina: A preparação do trabalho docente (Organização, Planificação e Avaliação Curricular-Pedagógica) e a sua implementação (a prática dos processos de Ensino-Aprendizagem). A preparação dos recursos pedagógicos inerentes à contam com participação da Teresa Pessoa, professora sénior com ampla experiencia como docente e como investigadora nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, que também irá acompanhar a formação, de forma remota, desde Portugal. Margarida Cabral, também com uma ampla trajetória em atividades de cidadania e voluntariado e com uma extensa formação em Psicologia Educacional, será responsável pela segunda Oficina: Literacia informática e digital no trabalho docente. Finalmente, Teresa Santos, detentora de um amplo percurso como docente e uma prolífica carreira na investigação, será responsável pela terceira oficina: Competências transversais na docência (escola, família e sociedade).

 Teresa Santos Adriana Rente Teresa Pessoa
Formadoras Margarida Cabral, Teresa Santos, Adriana Rente e Teresa Pessoa

Daniela Ferreira
A assessora pedagógica Daniela Ferreira

A elevada qualificação das voluntárias, somada à sua longa experiência na docência, com certeza será uma mais valia para os professores que participarão nas formações, uma vez que a formação contínua dos profissionais da educação ainda está longe de ser uma prática comum na Guiné-Bissau. Queremos muito agradecer às voluntárias a disponibilidade para partilharem os seus conhecimentos. Um obrigado muito especial a Maria Fernanda Gomes e Edite Morujão por facilitar a colaboração institucional da Ser Mais Valia e ao professor Nicolau Borges pelo ajuda a estabelecer pontes na certificação das formações.
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt