Outubro é o Mês Missionário, por
isso publicamos aqui a saudosa carta enviada pela Equipa Missionária de Itoculo
(Moçambique). Trata-se de uma partilha sincera do que estão a sentir e
experienciar nesta missão.
(…)
"Como muitos outros, um dia deixamos a nossa terra de Cabo Verde, Portugal, Gana e República Centro-africana e chegamos à Missão de Itoculo – Moçambique.
Aqui procuramos viver a missão como Jesus nos convida.
Somos três padres, três irmãs, um seminarista-estagiário e uma leiga
voluntária.
Uns estão a iniciar, outros já levam vários anos de
missão; uns já percorreram diversos países e situações missionárias, outros
começam esse percurso; uns são jovens lançados na aventura, outros são adultos
e mais experimentados; uns vêm para ficar, outros ficam apenas por tempo
determinado; todos somos missionários/as.
Jesus Cristo e o Seu Evangelho são o fundamento da nossa
missão junto das 79 pequenas comunidades ministeriais da missão. Anima-nos a
força vivificante do Espírito Santo e o exemplo disponível e atento de Maria
para responder aos desafios daqueles que vêm ao nosso encontro.
Acreditamos que esta é a vontade de Deus, a salvação
integral, no corpo e no espírito, de cada pessoa.
Não estamos aqui em nome próprio, nem nos sentimos
sozinhos. Fomos enviados por uma Congregação, os Missionários/as do Espírito
Santo, trazemos no coração as nossas famílias e comunidades paroquiais de
origem, sempre temos presente aqueles muitos irmãos e irmãs que se sacrificam,
rezam e partilham com generosidade para fazer esta missão acontecer. Um
sentimento de comunidade fraterna e comprometida, universal e sem fronteiras
nos envolve.
No coração da nossa missão está Jesus Cristo, com Ele nos
identificamos e como Ele nos entregamos. Um estilo de vida que, muitas vezes,
contrasta com a realidade local e se torna desafiante para todos. Viver unidos,
trabalhar juntos, rezar em comunhão, testemunhar com fidelidade, conviver como
irmãos, entre outras coisas, são aquilo que nos preenchem e realizam a nossa
vida missionária.
Todos começamos por ser estrangeiros e estranhos quando
chegamos. Mas pouco depois vamo-nos aproximando, derrubando as fronteiras da
língua, da cultura, dos hábitos. Uma peregrinação que nos leva ao encontro
daquelas crianças e jovens que não sabem ler nem escrever, daqueles que têm
fome e estão desnutridos, daqueles que mal ouviram falar de Deus e O buscam de
todo o coração e daqueles que estão divididos entre a fé e a tradição local.
Consideramos serem estas as atitudes vitais da missão que nos é confiada.
Uma das marcas dos nossos encontros e celebrações é o
panorama juvenil. Os jovens predominam e são a esperança da missão. A sua
adesão e compromisso na fé são um desafio constante, tal como é desafiante a
incerteza do futuro para eles. O desejo de paz e a boa convivência são uma
marca cultural, formando um projeto de vida iluminado pelo Evangelho.
Nesta terra que acolhe missionários/as também vão surgindo
pequenos sinais de maturidade cristã. Este ano fomos brindados pelos primeiros
jovens que professaram na Vida Consagrada. Brevemente faremos o envio da
primeira jovem, irmã consagrada, para o Haiti. Somos uma Igreja jovem que dá os
primeiros passos nestes novos caminhos. Que Maria, Mãe da Evangelização, nos
inspire e ajude a seguir em frente, estimulados pela sua intercessão.
Enfim, desta maneira interpretamos a carta do Papa
Francisco para o Dia Mundial das Missões, confirmando que a missão está no
coração da fé cristã, e quando há um bom coração a fé fica mais fortalecida e a
missão mais animada. Assim queremos continuar sempre unidos «num só coração e
numa só alma». Obrigado.
Missão Católica de Itoculo/Moçambique, Outubro de 2017.
A Equipa Missionária de Itoculo,
P. Raul Viana, P. Edmilson Semedo, P. Vincent
Ntrie-Akpabi, Ir.
Eduarda Brito, Ir. Adelaide Teixeira, Ir. Tatiana Judith,
Estagiário Alexandre Gomes e Leiga Voluntária Helena Ferreira.”